Obstinado, apaixonado por artes marciais, o amazonense Ricardo Silva, 38 anos, casado, quatro filhos, está a um passo de sagrar-se oficialmente o melhor jiu-jiteiro de Roraima.
Se vencer o encontro que ocorre no final de junho, Skooby - como Ricardo é conhecido no meio esportivo - alça ao primeiro lugar no ranking roraimense da arte marcial criada e desenvolvida pelo brasileiro Carlos Gracie.
Mas Skooby levou muita porrada até chegar aonde está. Nos últimos tempos, incursões na MMA trouxeram-lhe mais derrotas do que vitórias. No mais recente desses encontros que participou, ele teve que pedir penico ao lesionar-se seriamente.
Sou brasileiro: não desisto nunca
Encontros de MMA deixaram de ocorrer no Estado e Skooby, que não pensa em ficar parado, entregou-se de corpo e alma ao Jiu-Jitsu. E deu sorte: sagrou-se campeão no ano passado e repetiu a dose em 2018.
Hoje, focado no objetvo, divide seu tempo com apostilas preparatórias para concurso da Polícia Militar de Roraima e treinos pesados, de segunda a sexta-feira, na Carioca Academy (rua Ataíde Teive, no bairro Mecejana) sob orientação de Mestre Cristiano Carioca.
O currículo de Carioca é rico. Em Roraima há dois anos, acompanhando a esposa, que é oficial da Aeronáutica, Cristiano já morou no Japão e nos Estados Unidos da América e orgulha-se de, em ambos os países, ter sido mestre de nomes famosos como Maurício Shogun,Adriano Martins, Kid Yamamoto e Kioji Horigushi.
Três momentos de Skooy na Carioca Academy (Fotos: Aroldo Pinheiro)