O Mundo passava por mudanças. Boa Vista, como parte do mundo, também se modernizava: energia elétrica 24 horas por dia, pequenas mercearias davam lugar a supermercados, Almir França entrava no mundo Dancing Days e abria a primeira discoteca da cidade, o roraimense passou a conhecer e consumir pizzas... E por aí vai.
Cansado das incertezas e perigos do garimpo, cidadão resolveu investir na construção de um motel. "Chega dessa furunfação no lavrado e nas beiras de igarapés. Boa Vista está ficando perigosa e temos que proteger nossos amantes", pregava ele.
E, em alguns meses, o templo do amor estava pronto.
Como divulgar o empreendimento sem ferir a moral e os bons costumes locais, sem ferir a dignidade da pacata carolice da cidade?
O investidor resolveu contratar, para gerente, um cidadão muito bem relacionado com a sociedade local e incumbiu-o de divulgar o motel no sistema boca a boca, conversinhas de pé de ouvido, incisivo, mas sem alarde.
Sábado de manhã, sabendo do hábito que o boa-vistense tinha de tomar cervejas até mais tarde, antes de seguir para o almoço, o gerente chega às mesas lotadas do Maracangalha, boteco que ficava na Jaime Brasil, se aproxima de um dos grupos e, se abaixando, como se contasse um segredo anuncia:
- Gente, nós inauguramos o primeiro motel da cidade. Agora, quem tiver seus casos, não precisa mais correr risco de ser pegado sem calças no meio do lavrado ou na beira de igarapés. Oferecemos conforto e segurança a precinho especial...
Ninguém fez nenhum comentário e ele acrescentou:
- Também nos preocupamos com discrição... Ontem, por exemplo, o prefeito entrou e saiu com aquela loira gostosa, irmã do Ozimar, e ninguém nem deu conta.
Aroldo Pinheiro, roraimense, comerciante, jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima. Três livros publicados: "30 CONTOS DIVERSOS - Causos de nossa gente" (2003), "A MOSCA - Romance de vida e de morte" (2004) e "20 CONTOS INVERSOS E DOIS DEDOS DE PROSA - Causos de nossa gente".
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.