A garotada da Creche Príncipe Encantado, localizada no bairro Senador Hélio Campos, comemorou o Dia das Crianças com a visita de alunos do curso de Doutorado em Ciências da Saúde, promovido pela UniRio (Universidade do Rio de Janeiro), em parceria com a UERR (Universidade do Estado de Roraima), e associados do Rotary Club de Boa Vista-Caçari. O evento fez parte do Seminário sobre Saúde, Alegria e Movimento, trabalho prático do curso, e teve a coordenação-geral do doutorando Têndeles de Barros. Também participaram alunos dos cursos de Enfermagem e Educação Física da UERR, Educação Artística da UFRR (Universidade Federal de Roraima) e Educação Física do IFRR (Instituto Federal de Roraima).
O programa envolveu diversas atividades. Houve apresentação teatral, brincadeiras com exercícios físicos, orientação de higiene bucal, inclusive com a doação de kits, e distribuição de lanches e brinquedos aos alunos da creche. O trabalho mereceu nota máxima, dada pelos avaliadores do curso.
O DIA
Desde cedo, meninos e meninas usaram o amplo espaço da creche com brincadeiras de escorregador, balanço e corridas. Eles receberam orientação sobre o método adequado de escovação dos dentes, assim como a necessidade de mantê-los sempre limpos, a fim de evitar cáries. Os kits distribuídos continham material de higiene bucal.
Alunos do curso de Educação Artística da UFRR apresentaram números teatrais para a alegria da garotada. Ganhar brinquedos fazia parte da atividade. Eles adoraram os presentes, pois nem todos teriam possibilidade de recebê-los dos pais.
O diretor da creche, Vicente Alves Matos, agradeceu a escolha da Príncipe Encantado como alvo do trabalho dos doutorandos, indicação feita pelo Rotary Club de Boa Vista-Caçari. Ele lembrou as dificuldades enfrentadas há 13 anos para manter o lugar em funcionamento e a necessidade de repassar conteúdos de qualidade aos alunos.
O rotariano Bruno Bragato falou sobre a parceria do Rotary Club de Boa Vista-Caçari com a creche, mantida há vários anos, com excelentes resultados.
O coordenador Têndeles Barros analisou os desafios de atendimento ao público infantil e a importância de transferir conhecimentos às crianças, sem tirar-lhes a criatividade e a inocência. Considerou a ação um marco no curso.