Sujeira sempre causa repulsa e revolta em qualquer lugar do mundo, em especial quando pode ser evitada. Embora haja várias versões sobre quando e como surgiu o Dia Mundial da Limpeza (comemorado no dia 16 de setembro), o importante é colocar a mão na massa e partir para limpar os lugares necessitados, sejam na terra ou no mar.
Assim pensou a garotada do Rotary Kids de Boa Vista-Caçari, clube de jovens na faixa etária dos cinco aos treze anos, vinculados à estrutura do Rotary International. O local escolhido foi a área externa do Parque das Águas do bairro, estrutura há anos abandonada pelo poder público. O mato e o lixo nas calçadas causam proliferação de insetos, bichos peçonhentos, além de urina e fezes de moradores de rua.
O evento foi organizado há mais de uma semana pelo rotakidianos. Meninos e meninas de idades variadas, acompanhados de mães, pais e dos rotarianos do clube padrinho, o Rotary Club de Boa Vista-Caçari, caíram em campo no fim da tarde do sábado, logo após a reunião ordinária do clube, na qual tiraram várias fotos com lacres de latas e tampas de garrafas de plástico, recolhidas por eles nos últimos meses. O material será encaminhado para reciclagem.
O uso de luvas é imprescindível
Uniformizados, eles recolheram, com muito cuidado, folhas (a área é circundada por imensas mangueiras), papéis, objetos de plástico, metais, galhos de árvores. Também evitaram a tentação de dar aquela paradinha básica e brincar no parque de brinquedos instalado no entorno da área, todos bastante enferrujados.
Ao fim do trabalho quase duas dezenas de sacos plásticos, com capacidades de 100l e 200l, estavam cheios do lixo recolhido. A área, antes imunda, estava limpa, como pretendido.
Como trabalhar pelo próximo é prazer para essa garotada, depois do lanche servido pelos pais e rotarianos, eles foram entrehar gartrafas pet dois litros com gelo nas ocupações de venezuelanos das proximidades. Os locais estão sem geladeira para água. Eles descobriram a realidade duas semanas antes, quando entregaram 140 potes de sopa para os refugiados.
A garotada não fez corpo mole
A juventude fala
O diretor de Projetos do Rotakids, Luiz Henrique Paludo, 9 anos, comentou sobre a importância de mantermos os lugares limpos. Ele começa com uma pergunta:
- Você já pensou quanto tempo leva para um simples objeto de plástico se decompor por completo?
Ele mesmo responde:
- Essa invenção. O lixo plástico é séria ameaça à vida terrestre e à vida marinha.
Finalmente, Luiz Henrique dá o caminho da preservação ambiental:- Nós podemos fazer a diferença no mundo, reciclando e descartando corretamente o nosso lixo. Nós podemos proteger o nosso planeta e trazer um futuro sustentável para as novas gerações.
Se você quer saber mais sobre os trabalhos do Rotakids de Boa Vista-Caçari, acesse a conta do clube no Instagram: @rotakidsboavista
Missão cumprida