Muito se fala no mundo todo sobre desmatamentos e deteriorização da cobertura florestal da Amazônia. Nem sempre as críticas têm fundamento. Mesmo com índice de arborização acima da média, os roraimenses continuam a plantar mudas de árvores como exemplo às novas gerações da importância de mantermos as cidades agradáveis e dentro dos padrões ambientais pelo menos aceitáveis.
O Rotary Club de Boa Vista-Caçari e o Shopping Pátio Roraima, em fevereiro, deram início a parceria na área ambiental, com o plantio de mudas no terreno onde situa-se o shopping. No primeiro momento, plantaram-se 10 mudas de ipês nas cores rosa e amarelo. No último sábado, 14, a parte dos fundos do terreno recebeu mais 40 mudas, em manhã animada, com a presença de rotarianos, funcionários do parceiro e crianças. Estava criado o Bosque Preserve o Planeta Terra.
O desafio proposto pelo presidente mundial do Rotary, o australiano Ian Riseley, de os rotarianos do mundo todo plantarem pelo menos uma árvore por associado, no total de mais de 1,2 milhão de mudas, teve seu compromisso cumprido em Roraima. Foram, até agora, 52 exemplares.
Conscientização infantil
Alê, filha dos rotarianos Aletéia e Wagner Possebom, animou-se desde a véspera com o programa de sábado. Plantar árvore seria novidade para a menina. Ao lado dos irmãos, José Renato e o pequeno Davi, ajudaram os pais na tarefa proposta. “Tivemos a preocupação de envolver a infância no trabalho”, comentou Ivete Bragato, presidente do clube. Aline Aguiar, gerente do Pátio Roraima Shopping, fez coro: “Ter as crianças conosco, em programa ambiental, vem ao encontro do projeto de entrosamento com a sociedade desenvolvido por nossa organização”.