Nos últimos anos, principalmente entre a juventude, cresceu o interesse pela prestação de serviços voluntários à comunidade. As pessoas entenderam a necessidade de dedicar parte de seu tempo livre para melhorar a condição de vida na sociedade onde vivem. O movimento é mundial, turbinado pelas redes sociais. Antigos exemplos motivam os novos integrantes desse time do bem. Exemplos como o do Rotary International, entidade fundada há exatos 113 anos, comemorados no último dia 23, sexta-feira.
Tudo começou em Chicago, cidade cheia de problemas no início do século passado. Quatro amigos decidiram reunir-se em busca de estreitar a amizade e soluções para os problemas da cidade. Começava ali a jornada centenária, hoje com 1,2 milhão de associados espalhados em todos os cantos do planeta.
Se a primeira ação do grupo foi a construção de um banheiro público, o cardápio de serviços ampliou bastante, com ações nas áreas de Saúde, Educação, Saneamento e relações internacionais, entre outras. O maior projeto da organização é a erradicação da poliomielite, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Se em 1985, início do programa, havia 350 mil casos anuais da doença, 2017 registrou apenas 12 casos, todos no Paquistão e no Afeganistão.
Em Roraima, o Rotary Club de Boa Vista-Caçari trabalha nas mais variadas áreas, em especial as áreas de Educação e Saúde, em parceria com o Ministério Público do Trabalho no estado (MPT/RR). Este ano, para comemorar o aniversário da entidade, os rotarianos roraimenses aceitaram a sugestão do presidente mundial, Ian Riseley, para plantar mudas de árvores na data. O clube fará o plantio em espaço destinado pelo Pátio Roraima Shopping, parceiro na ação, com 50 mudas fornecidas pelo Horto Municipal de Boa Vista. É o trabalho voluntário de homens e mulheres compromissados com a sociedade, desenvolvido em parcerias com entidades também comprometidas com um mundo melhor.