Os estudantes da Escola Municipal Maciel Ribeiro da Silva, em Bonfim, ganharam presente especial na quarta-feira, 23. O município recebeu a visita de caravana da Receita Federal, acompanhada de associados do Rotary Club de Boa Vista-Caçari. Na bagagem, o grupo levava 30 aparelhos TV Box, equipamento usado para acesso à Internet. O material, apreendido pela fiscalização por entrada ilegal no País, permitirá acesso a conteúdos educacionais na rede, com ganhos significativos aos usuários. Os produtos passam por descaracterização antes de serem destinados aos beneficiários.
A iniciativa faz parte do Projeto Receita Cidadã, desenvolvido em todos o País com vistas a transformar produtos ilegais em ferramentas de conhecimento e aumento da qualidade de vida das comunidades. A receita informa que “a escolha das cidades beneficiadas baseia-se em critérios sólidos, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com o direcionamento dos recursos onde causam maior impacto”.
Tão logo receberam os aparelhos, as crianças começaram a navegar em busca de novos conhecimentos. Todos queriam ter a oportunidade de acessar conteúdos interessantes, antes impossível por falta de recursos disponíveis. A equipe da Receita e rotarianos presentes acompanharam a ação da garotada. A rotariana Natacha Cauper ajudou aluna a usar o mouse. “Ela estava emocionada com a nova oportunidade”, lembrou. “Perguntei o nome e ela nem respondeu”, complementa.
Os discursos do superintendente da 2ª Região Fiscal, José Pereira Barros Neto, do prefeito de Bonfim, Joner Chagas, e do presidente do Rotary Club de Boa Vista-Caçari, Marcos Trovão, parceiro da Receita Federal, destacaram o mesmo ponto: o aspecto social do Projeto Receita Cidadã em favor da inclusão digital de crianças carentes.