Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4

Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4
Juiz federal lança livro sobre corrupção

    Sábado, 20 Fevereiro 2021 22:47

    Juiz federal lança livro sobre corrupção

    Escrito por
    Avalie este item
    (1 Voto)
    Juiz federal lança livro sobre corrupção Jornal Roraima Agora

    Hélder Girão Barreto mostra dificuldades para combater a corrupção no Brasil

     Nos últimos anos, o termo corrupção ocupa o dia a dia do brasileiro. Seja pela imprensa falada, escrita ou televisada, não há um único dia sem que a mídia traga algo sobre o assunto. Redes sociais também.

    Bem oportuno o livro Internacionalização do Direito - Combate à corrupção e o Supremo Tribunal Federal do Brasil 1988/2008 (Editora Dialética, 148 páginas, R$ 39,90), de Helder Girão Barreto.

    Na obra, tese de doutoramento, o juiz federal, famoso pelo combate à corrupção no Estado de Roraima, principalmente por sua atuação no caso conhecido como Praga dos Gafanhotos, em que o governador Neudo Campos, deputados e servidores públicos estaduais, entre outros, deixaram rombo de mais de R$ 300 milhões no erário roraimense, rende-se à incompetência do Judicário brasileiro para combater a corrupção.

    No estudo, conduzido entre 2007 e 2012, o autor demonstra que, em democracias recentes como a nossa, é necessário que o país se submeta ao Direito internacional, adotando mecanismos efetivos para combater o crime que tanto atraso e prejuízos produz. O autor mostra que o trabalho somente com o Direito nacional tem-se mostrado ineficiente no combate à corrupção. Doutor Helder diz que, em trilogia publicada sobre o assunto, o conhecido autor Manoel Castels, um dos pilares de seu estudo, mostra que em democracias não consolidadas, como a brasileira, é muito comum a existência de um aparato de proteção para que o combate ao crime não chegue a termo. Esse aparato normalmente envolve os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

    (Venda exclusivamente pela internet: https://m.facebook/story.php.?story_ fbid=3548410248589981&id=100002631229680)

    Lido 1358 vezes Última modificação em Sábado, 20 Fevereiro 2021 23:01
    Aroldo Pinheiro

    Aroldo Pinheiro,  roraimense, comerciante, jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima. Três livros publicados: "30 CONTOS DIVERSOS - Causos de nossa gente" (2003), "A MOSCA - Romance de vida e de morte" (2004) e "20 CONTOS INVERSOS E DOIS DEDOS DE PROSA - Causos de nossa gente".

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    © 2022 Criado e mantido por www.departamentodemarketing;com.br

    Please publish modules in offcanvas position.