Desde julho, logo depois de tomar posse como governadora do Distrito 4720 do Rotary Clube do Brasil, Lucicleia Queiroz, acompanhada pelo marido, João Petropolitano de Assis, percorre os estados da Região Norte em visita a unidades da associação internacional, ministrando palestras, vendo andamento de projetos, corrigindo erros, estabelecendo metas e participando de atividades de cunho social.
O voo chegou na hora marcada, mas Lucicleia e João tiveram que perder algum tempo no Aeroporto Internacional Atlas Brasil Cantanhede, em Boa Vista, pois parte de suas bagagens extraviou-se. Depois de preenchimento de formulários exigidos pela burocracia, o casal, acompanhado pelo presidente Rotário de Boa Vista, Arthur Azevedo, dirigiu-se a restaurante de comidas rápidas onde repuseram energias para, em seguida, se entregarem às diversas atividades programadas.
Ao almoço compareceram, entre outros, o presidente Arthur e sua esposa, Juliana Quintella, os casais Fernando e Daysy Quintella e Paulo e Ivete Bragato com o filho,
Bruno.
Após a refeição, a partir das 15h, o grupo dirigiu-se a diversos lugares onde entregaram material de compostura para o “Meninos do Dedo Verde”, programa social da Prefeitura de Boa Vista; reuniu-se com estagiários da Faculdades Cathedral, para tratar sobre a campanha de prevenção contra hepati te C; e fez entrega de cadeiras de roda especiais para crianças com deficiências severas na Associação Grupo Mães de Luz - numa parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT/RR).
Entrega de material de compostagem para Meninos do Dedo Verde – programa social da Prefeitura de Boa Vista (Foto: Fernando Quintella)
Macuxi no comando
Lucicleia nasceu em Boa Vista, na década de 1950. É filha de paraibanos que, fugindo da seca no Nordeste, escolheram Roraima para tentar dias melhores.
Em 1969, adolescente, teve que sair de sua terra natal para seguir estudando nacapital amazonense. Graduada em Educação Física pela UFAM, seguiu trabalhando em Manaus.
Em 1984, mudou-se para São Paulo, onde pós graduou-se pela Universidade daquela capital. “Foi aí que eu conheci o João. Engatamos namoro e, com ele, fui-me embora para o Acre, onde exerci minha profissão até pouco tempo atrás”, conta ela.
Reunião com estagiários da Faculdades Cathedral para tratar sobre a campanha de prevenção à hepatite C (Foto: Fernando Quintella)
Rotary Clube
A convite de pessoas da sociedade rio-branquense, João Petropolitano entrou para o Rotary clube. Lucicleia relutou. “Na época, as mulheres eram relegadas a segundo plano. Nem sequer podiam se dizer rotárias: ficavam à parte na Casa da Amizade”, conta a governadora.
Com o passar dos anos, o Rotary Internacional passou a incentivar a participação ativa de mulheres em suas hostes. Foi quando Lucicleia resolveu acompanhar o marido no trabalho social.
Aos poucos, com muita dedicação, o casal foi subindo degraus dentro do Rotary Acreano. João foi eleito governador do Distrito 4720 para o biênio 2008/2009 e, em 2016, chegou a vez de a macuxi Lucicleia chegar ao comando.
À reportagem, ambos se disseram satisfeitos com o trabalho que fazem. Dizem que a associação lida seriamente ao tentar suprir deficiências deixadas pelo Estado.
Durante a entrevista concedida ao Roraima Agora, a professora aposentada fez questão de falar sobre matéria jornalística feita sobre ela pelo jornal A Gazeta de Roraima. “O autor da reportagem foi Fernando Quintella, apaixonado pelo Rotary Clube e, hoje, nosso grande amigo”, encerra a governadora.
Entrega de cadeiras de rodas especiais para crianças com deficiências severas do Grupo Mães de Luz – parceria com MPT/RR (Fptp: Fernando Quintella)