Segunda, 07 Outubro 2019 14:16

    O genuflexório

    Escrito por
    Avalie este item
    (0 votos)

    Há dois anos, levei tremendo tombo na igreja de Santo Antô­nio, em Miguel Pereira (RJ), durante a missa, quando ia depositar a oferta na caixinha.

    O problema foi sério, com direito a atendimento de emergência no fim da noite, pois a dor na coluna estava insupor­tável. Relatei o episódio, de triste memória, em crônica bem-humo­rada neste espaço.

    Na semana passada, novamente em Miguel Pereira, recebo o convite para ir à Missa. Agradeci a gentileza, mas preferi ficar em casa, cercado por santos de todos os lados, inclusive Santo Antônio.

    Meus primos Ana Lúcia e Rui, visitantes do dia, ficaram sem entender a recusa, enquanto os também primos Stella e Odair riam da minha atitude. Antes mesmo de eu esclarecer o caso, Odair deu a versão dele, totalmente falsa: “Esse pão duro só ia dar dois reais. O santo reagiu na hora”.

    Tratei de repor a verdade na conversa. “Eu tentei sair para o cor­redor. Meu sapato prendeu no genuflexório e eu caí. E eu ia dar mais do que dois reais”, protestei. “Onde mesmo?”, perguntou alguém. “No genuflexório”, insisti.

    Por incrível que pareça, nenhum deles sabia o significado da palavra. Teve quem garantisse tratar-se de invenção minha. Rebati na hora: “Vão à igreja e não sabem o que é genuflexório?” Imediatamente, o grupo exigiu o esclarecimento da questão. Foi fácil: “Genuflexório é aquele movelzinho em que os fiéis se ajoelham. Fica atrás dos bancos ou pode estar à frente do altar, no caso de casamentos”.

    Correram ao Google, ainda em dúvida sobre a resposta. Estava lá, confirmada a minha versão. Nem deu tempo para comemorar. Odair logo emendou o argumento definitivo:“Pode até ser genuflexório, mas você tropeçou porque só ia doar dois reais na hora do ofertório. Pão duro!"

     

    Lido 1328 vezes
    Fernando Quintella

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    © 2022 Criado e mantido por www.departamentodemarketing;com.br

    Please publish modules in offcanvas position.