Conhecido como bombeiro, pois sempre é convidado para “apagar incêndios” na administração pública, desta vez Antônio Leocádio Vasconcelos não vem para debelar labaredas, até porque a Administração do Estado vai muito bem, obrigado.
Convidado pelo governador Antonio Denarium, o bacharel em Direito e Ciências Contábeis, Leocádio, assumiu o cargo de adjunto na Segad - Secretaria de Estado da Gestão e Administração com, segundo ele, “a missão de dar destino apropriado a imóveis que pertencem ao Governo do Estado. Veremos o que deve ser reformado, o que deve ser demolido, o que deve ser vendido”.
Não é de hoje que o Estado se perde quando inquirido sobre quais são e como se encontram os seus imóveis. Gestões mais recentes nunca deram atenção ao patrimônio estadual. Apesar de ser dono de muitos prédios, o governo gasta muito - e gasta mal - com imóveis alugados.
Recentemente, por determinação do governador Antonio Denarium, criou-se uma comissão para fazer levantamento de todos os bens estaduais. Uma outra comissão, criada há poucos meses, vem retirando invasores, principalmente imigrantes estrangeiros, de prédios que pertencem ao Estado. “Algo tem que ser feito, pois faz pena ver todo esse patrimônio se deteriorar”, diz Leocádio.
No centro de Manaus (AM) e de Belém (PA), dois casarões, que serviam de abrigo para estudantes roraimenses, estão se acabando. “A ideia é leiloá-los e aplicar o dinheiro levantado em algo que beneficie a administração pública”, comenta o secretário adjunto.
Apresentação
Às 11h de terça-feira, 15, o titular da pasta, Pedro Cirino, reuniu coordenadores de seções na sala de reuniões da Segad para apresentar seu novo secretário adjunto.
Elísia Martins, que detinha o cargo ora ocupado por Leocádio, assume o Instituto de Modernização da Segad.
Quem é ele
Antônio Leocádio Vasconcelos, formado em Ciências Contábeis e Direito, é cearense, de Sobral, e chegou a Boa Vista pela primeira vez em 1991 para exercer o cargo de secretário de Fazenda, no primeiro mandato de Ottomar de Sousa Pinto, primeiro governador eleito para Roraima.
De lá pra cá, Leocádio ocupou secretarias estaduais de todos os governadores eleitos para o Estado. Quando prefeito do município, Ottomar Pinto levou-o para a Secretaria Municipal de Finanças.
O cearense orgulha-se de ter transformado o Departamento de Trânisto em autarquia e de tê-lo modernizado, eliminando filas, dando agilidade ao trâmite de documentos e oferecendo conforto ao contribuinte.
Feito inédito: apesar de cearense, Leocádio foi eleito por duas vezes para patrão (equivalente a presidente) do Centro de Tradições Gaúchas de Roraima (CTG).