O resultado obtido nos testes para detectar Hepatites B e C, realizados no Pátio Roraima Shopping, no final da semana passada, em parceria com o Rotary Club de Boa Vista-Caçari, a ABPT (Associação Brasileira de Portadores de Hepatite) e o Conselho Regional de Farmácia em Roraima (CRF/RR), animou a área de saúde. Dos 397 testes aplicados, apenas um acusou positivo.
Em 2016, segundo dados oficiais, foram registrados 105 casos de Hepatite B e 6 casos de Hepatite C. Durante dois dias, rotarianos, alunos do curso de Farmácia da Faculdade Cathedral e o shopping promoveram os testes, dentro do Programa Hepatite Zero, desencadeado em todo o país pela ABPT. O objetivo é identificar possíveis casos da doença em seus tipos mais agressivos.
O rotariano Bruno Bragato Neto, farmacêutico, coordenou os trabalhos e orientou os alunos da faculdade sobre como aplicá-los. Os demais associados do Rotary encarregavam-se de cadastrar os usuários e divulgar a campanha entre clientes do shopping.
Resultados obtidos em ação promovida pelo Rotary Club de Boa Vista-Caçari são animadores. Adonis Motta Cavalcante, presidente do Conselho Regional de Farmácia em Roraima e professor da Faculdade Cathedral, foi o responsável pela seleção dos alunos participantes do evento. Ele avaliou o resultado como altamente positivo e encorajador com o trabalho de prevenção à doença em Roraima.
Esta foi a segunda etapa do trabalho da parceria Rotary-CRF/RR e shopping. No ano passado, ocorreu a primeira etapa, no Roraima Garden Shopping, com dois resultados positivos entre 140 testes realizados.