O Governo do Estado, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), avança no setor da agronomia com investimento em inovação, tecnologia e conhecimentos técnicos. A agricultura familiar nunca teve tanta atenção de uma gestão governamental; a prova disso é a execução do Programa Mais Pecuária Brasil, em que pequenos produtores de áreas rurais e indígenas estão recebendo a mais alta tecnologia em inseminação artificial que existe no país.
Segundo o governador Antonio Denarium, a parceria com a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) e a empresa Alta Genetics veio para transformar a qualidade da pecuária no Estado. “Ela garante que tanto aos produtores indígenas, quanto aos produtores agrofamiliares, a inclusão no programa objetiva aprimorar ações que proporcionem o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte”, comemora.
O acordo assinado entre a Seapa e a Conafer assegura o fornecimento do material genético e insumos necessários para a realização do melhoramento genético, além do treinamento, aos técnicos que fazem parte do processo. No início do mês de dezembro, os primeiros resultados de vacas prenhas, mostraram a eficácia do programa.
O programa Mais Pecuária Brasil pretenmde, em quatro anos, inseminar 12 mil fêmeas, sendo seis mil para produção de carne e seis mil para produção leiteira.
O secretário da Seapa, Aluizio Nascimento, também comemora os primeiros resultados de prenhez no rebanho. “É um programa a longo prazo; em cada etapa comemoramos muito, tudo está sendo realizado conforme um criterioso protocolo. Parabéns a todos os profissionais envolvidos nesse processo; parabéns ao nosso governador por ter acreditado”, enfatizou.