No dia 16, utilizando sua página no Facebook, o governador Antônio Denarium disse ter descoberto e denunciado aos órgãos controladores da União o desvio, pela gestãao anterior {Suely Campos]. São R$ 39 milhões de um convênio federal com o DNIT, entre os anos de 2015 e 2018.
Os recursos se destinavam a obras de melhorias na BR-174 e BR-210.
Denarium afirmou ter encaminhado farta documentação comprobatória do ilícito ao Tribunal de Contas da União, ao Ministério Público Federal e à Controladoria Geral da União, pedindo providências para que os responsáveis sejam punidos com o rigor da lei e obrigados a ressarcir o Estado.
O governador afirmou que “o Estado tem a obrigação de prestar contas da correta aplicação desses recursos, ou devolver ao DNIT. Para isso, tivemos que parcelar esse valor. No dia 15 autorizamos o pagamento da primeira parcela, no valor de R$ 2,545 milhões, para que Roraima não deixe de receber recursos de convênios do Governo Federal”.
E encerrou: “Não toleramos corrupção, nem compactuamos com coisas erradas praticadas em gestões anteriores que ajudaram a levar o nosso Estado ao caos financeiro em que se encontra hoje. É com honestidade, transparência e compromisso com a população, que vamos reconstruir o Estado, fazendo do jeito certo, para que Roraima fique cada dia melhor”.