Equipe formada por profissionais da Faculdade de Medicina Escola Médica de Harvard e do Instituto Massachussets de Tecnología (MIT, em ingles) utilizam-se de voluntários para testar um produto que pode ajudar na eliminação de rugas, bolsas em volta dos olhos e engelhamentos perto de cotovelos e joelhos.
Usando polímero, elaborado a partir de moléculas de silicone e oxigênio, cientistas dizem ter desenvolvido um filme elástico que pode ser aplicado para reduzir (ou esconder) marcas deixadas pelo tempo.
Depois de aplicado, o produto resseca formando um filme que minimiza as propriedades sofridas pela pele humana.
A doutora Tamara Griffiths, da Associação Britânica de Dermatologia, diz que as bolsas abaixo dos olhos, causadas por surgimento de gorduras localizadas, peculiares com o passar dos anos e que o produto pesquisado vai eliminar milhões de cirurgias feitas em todo o mundo para eliminar essa ação natural do tempo.
Ela afirma que "os resultados com o polímero se comparam com resultados de cirurgias, sem envolver os riscos da invasão no corpo. Claro que as pesquisas devem ser aprofundadas, mas podemos estar chegando ao fim de uma novela que incomoda muita gente.
O professor Robert Langer, que lidera a equipe do MIT, declarou: "Desenvolver uma segunda pele que fique invísível, confortável, efetiva sob água e outros materiais é um grande progresso da ciência. Nós estamos muito otimistas com a oportunidade de oferecer conforto a quem sofre com as condições variáveis da pele.
Apesar de sintético, o produto reage muito bem com pele, sem oferecer dififuldade à respiração por meio dos poros.
Inicialmente, esse polímero deve ser vendido na áreas de cosmésticos, mas os cientistas envolvidos na pesquisa dizem que, logo, a “segunda pele” poderá ser usada para auxiliar a medicina e como protetor de raios solares.
(Fonte: www.nytimes.com/)