Em três anos, 22 mães poderiam ter sido salvas se tivessem seguido todos os cuidados que uma gravidez exige, como os exames pré-natal. A falta de informação a essas mulheres grávidas preocupa a deputada Aurelina Medeiros (PODE), autora de projeto de lei que indica a criação da “Semana Estadual de Combate à Mortalidade Materna em Roraima”.
Aurelina explica que sua proposta leva em conta que, no Brasil, dá-se atenção à prevenção de morte de crianças, mas acabam deixando de lado o cuidado com a mãe. “No País e em Roraima, existe um índice significativo de mortalidade materna.
Durante a ‘Semana Estadual de Combate à Mortalidade Materna em Roraima’ vamos trabalhar justamente a prevenção dessas mortes e identificar os motivos pelos quais essas mulheres não puderam ter acompanhamento médico satisfatório”, ressalta.
A proposta da deputada é que o evento ocorra na semana do dia 28 de maio, período em que ocorre a Semana Nacional de Combate à Mortalidade Materna. “Queremos despertar ainda mais o interesse pelos cuidados médicos para essas mães, principalmente àquelas que vivem nos municípios mais afastados, para que elas possam manter em dia as consultas médicas durante a gestação. Isso garante a vida das mães e das crianças”, conclui.