Imprimir esta página
Quinta, 09 Outubro 2025 07:23

Escritores por acaso

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

A dupla é velha conhecida do público roraimense. Todo final de semana, gaúchos João Euclides Juges e Bruno Garmatz batem ponto nas entradas dos restaurantes de Boa Vista. Chegam, colocam mesas lado a lado, arrumam os livros com cuidado e abrem os trabalhos de espalhar cultura pela cidade. Escritores por acaso, fazem sucesso com suas obras de estilos variados, com boa aceitação do público.

Euclides, o primeiro a chegar em Roraima, e Bruno são amigos há décadas. Nem mesmo o fato de torcerem por times rivais no Rio Grande do Sul os afasta. Bruno é gremista por influência do cunhado, mas nem liga para futebol. Euclides, ex-jogador dos bons, torce apaixonadamente pelo Internacional.

Já contamos a saga de ambos neste jornaleco. Euclides trabalhava como cobrador. Passou 29 anos atrás de devedores de loja de eletrodomésticos. Naqueles tempos de Boa Vista ainda pequena em número de habitantes, bastava ele tocar a campainha ou bater palmas à porta de alguma casa para os comentários da vizinhança começarem. Ali morava um caloteiro.

Bruno tem outro perfil. Encontrou na fotografia a paixão profissional. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Roraima, passou a escrever livros como forma de sobrevivência, depois de perder o emprego. Fez livro de texto e fotos sobre a fronteira entre Brasil, Venezuela e República da Guiana, publicado nos três idiomas: português, espanhol e inglês. Pegou o embalo, escreveu outros com temas variados, todos com sucesso.

Remexi nesse baú porque o Euclides lançará neste final de setembro mais um livro, o oitavo de sua lavra, como se dizia antigamente. O título já diz tudo: A Arte de vender livros e suas histórias – Parte 2. A festa será no Centro de Tradições Gaúchas Nova Querência, com muita música, boa conversa e cultura. O Bruno garantiu presença, além de doar livros para sortear entre os presentes. Essa dupla vai longe.

Lido 125 vezes
Fernando Quintella

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais recentes de Fernando Quintella