Segunda, 06 Março 2017 14:52

    Carnaval de Boa Vista reuniu famílias e tradições culturais

    Avalie este item
    (0 votos)
    Carnaval de Boa Vista reuniu famílias e tradições culturais Eduardo Andrade

    Cinco noites de folia, mais de 70 mil pessoas, segurança reforçada, trânsito controlado, geração de renda, valorização da cultura. Assim foi o Carnaval de Boa Vista 2017, na Praça Fábio Marques Paracat. Com diversas atrações, 17 blocos de rua se destacaram ao percorrer a avenida Capitão Ene Garcez de 24 a 28 de fevereiro.

    Foto: Diego Dantas

    Na primeira noite, sexta-feira, 24, o público conheceu os candidatos ao posto de Rei Momo e Rainha do carnaval durante o Cortejo Momesco, com participação da Banda Municipal do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), Banda Show Nota 10, Clube do Fusca, do Gol e Clube do Opala.

    Na noite de sábado, 25, deu-se o Baile da Melhor Idade, em que participantes do programa Cabelos de Prata puderam se divertir ao som de marchinhas interpretadas por Ranoldo e banda. Em seguida, houve desfile de blocos de rua, que brindaram o público com músicas antigas e sucessos atuais.

    O domingo, 25, contou com a animação e o colorido das crianças, ao som da banda Confete e Serpentina, que fizeram a festa. Em seguida, desfile de mais blocos.

    Nas noites de 26 e 27, segunda e terça, com irreverência e animação, mais blocos fizeram a festa de milhares de foliões.

    Na terça-feira, 28, última noite do evento, a programação se iniciou com blocos convidados, anunciou-se a realeza do Carnaval 2017. Débora Valente foi eleita a Rainha do Carnaval e Luciano Carvalho, o Rei Momo. A festa encerrou-se com a animação de mais blocos se apresentando na avenida.

    Foto: Eduardo Andrade

    Para o superintendente de Cultura da Fetec, Enos Almeida, o carnaval de rua deu muito certo, pois permitiu participação de maior número de blocos e garantiu espaço para diversos tipos de públicos e estilos ao longo da Praça Fábio Paracat.

    "Eu acho que ultrapassamos o objetivo. A presença de vários tipos de público foi uma resposta da população a este modelo de carnaval de rua, que com certeza, iremos repetir nos próximos anos mostrando o carinho e cuidado com nosso povo, dando maior segurança e satisfação a todos", disse Enos.

    Foto: Andrezza Mariot

    Doenças sexualmente transmissíveis

    Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde sensibilizaram os foliões sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis DSTs, HIV/AIDS, a importância do uso de preservativos, medidas de prevenção e os serviços oferecidos nas unidades básicas de saúde. Mais de 30 mil preservativos masculinos e femininos foram distribuídos, além de testes rápidos oferecidos em parceria com a Associação de Bem com a Vida (ABV).

    Crianças tiveram espaço na festa

    As crianças também participaram do Carnaval com diversas atividades lúdicas. Tudo aconteceu em um espaço montado especialmente para elas pela Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges). Também foi montado o cantinho da amamentação e o fraldário, que receberam dezenas de mamães e bebês para que pudessem ter um espaço tranquilo e aconchegante durante a festa. Famílias tiveram renda extra O evento também foi garantia de renda para barraqueiros e ambulantes. A praça de alimentação abrigou 15 barracas para venda dos mais variados pratos da culinária regional, além de 95 espaços com ambulantes distribuídos por toda avenida Cap. Ene Garcez. A Feirinha de Artesanato contou com 10 barraquinhas no local para a venda de diversos produtos artesanais.

    Reforço na segurança

    Nos cinco dias de evento, não houve nenhum incidente envolvendo crimes. O público contou todas as noites com 65 guardas civis, incluindo agrupamentos como Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e da Defesa Civil Municipal. Nas ruas, a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) deslocou grande efetivo de agentes de trânsito para controlar o tráfego e orientar condutores quanto aos trechos interditados.
    Além disso, mais de 50 policiais militares reforçaram o esquema de segurança, com equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Grupamento Independente de Intervenção Rápida (Giro), Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipa) e Cavalaria.

     

    Lido 1894 vezes Última modificação em Segunda, 06 Março 2017 15:32
    Redação

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    © 2022 Criado e mantido por www.departamentodemarketing;com.br

    Please publish modules in offcanvas position.