Imprimir esta página
Quinta, 29 Mai 2025 02:42

Academia Roraimense de Letras elege quatro novos acadêmicos e completa quadro de imortais

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Reportagem publicada na edição número 220 de 29 de maio de 2024 - versão impressa

Na tarde de 23 de maio, associados da Academia Roraimense de Letras se reuniram para eleger quatro novos membros, completando, assim, seu quadro de 33 imortais. Na próxima página, os novos confrades e respectivos perfis. Acadêmicos eleitos tomarão tomar posse no segundo semestre.

ILMA XAUD Em seu portfólio de apresentação, intitulado “Um pouco sobre mim”, a professora doutora em Educação e pesquisadora Ilma de Araújo Xaud assim se define: “Professora por convicção, gosto do embate de ideias, sempre respeitando a opinião dos outros. Abracei a carreira da educação desde os meus 15 anos, quando da minha primeira experiência como professora”. Nascida em Roraima, com dezenas de cursos no currículo, fluente em espanhol e Inglês, a nova acadêmica tem vários livros publicados, pesquisas reconhecidas e passagem por cargos públicos nos Executivos Municipal e Estadual. A professora também presta serviços à comunidade pelo Lions Clube Internacional. 

 

 JOSÉ HENRIQUE F. LEITE Vencedor na vida, José Henrique é exemplo de superação. Nascido no interior do Maranhão, aprendeu a ler aos 10 anos de idade. Órfão de mãe e abandonado pelo pai, teve na irmã e no tio o acolhimento em Roraima, onde começou a construir futuro diferente. Conseguiu entrar na Faculdade de Economia e no Incra, no Pará, por meio de concurso. Suas opções políticas obrigaram-no a abandonar o curso e o emprego. Sua trajetória encontra-se descrita na obra República de Estudantes: a saga dos roraimenses no Pará, publicada por ele em 2019. Também é de sua autoria Sementes da Ventania – prosa, de 2022. José Henrique foi titular da Secretaria de Administração do Território de Roraima em 1985.

MARIA DAS GRAS S DIAS Amazonense de nascimento, Maria das Graças é professora titular da Universidade Federal de Roraima. Graduada em Economia, com mestrado e doutorado na área de Ciências Sociais e História, concluiu pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pelo Centro de Direitos Humanos, em Coimbra-Portugal. No momento, a nova acadêmica cursa o 10º semestre do curso de Direito na Faculdade Cathedral e mestrado na área de Direitos Humanos na Universidade Federal de Tocantins. Suas quatro obras solo e diversas como organizadora tratam da visão socioeconômica de Roraima, com olhar mais forte para os Direitos Humanos e a migração venezuelana, sob o aspecto feminino. MARIA DAS GRAS S DIAS Amazonense de nascimento, Maria das Graças é professora titular da Universidade Federal de Roraima. Graduada em Economia, com mestrado e doutorado na área de Ciências Sociais e História, concluiu pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pelo Centro de Direitos Humanos, em Coimbra-Portugal. No momento, a nova acadêmica cursa o 10º semestre do curso de Direito na Faculdade Cathedral e mestrado na área de Direitos Humanos na Universidade Federal de Tocantins. Suas quatro obras solo e diversas como organizadora tratam da visão socioeconômica de Roraima, com olhar mais forte para os Direitos Humanos e a migração venezuelana, sob o aspecto feminino.

 

NEUBER UCHOA Outro roraimense eleito para a ARL, o cantor e compositor Neuber Uchoa tem merecida fama no meio artístico através de suas músicas com temática regionalista. Na música e nos versos de Cruviana, o público consegue perceber a riqueza da Amazônia e de Roraima, em particular. Com perfil musical multifacetado, Neuber também transita nos ritmos caribenhos, sem perder o fio condutor de sua extensa obra. São 13 discos gravados, inclusive vinil, inclusive na mais conhecida parceria local, o trio Roraimeira, com Zeca Preto e Eliakin Rufino. Em 2018, Neuber recebeu a Ordem do Mérito Cultural, concedida pelo Ministério da Cultura, pela importância de sua obra no cenário cultural brasileiro.

 

 

 

 

 

 

 

Lido 107 vezes Última modificação em Quinta, 29 Mai 2025 03:07
Fernando Quintella

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais recentes de Fernando Quintella