Por Gabriela Nogeira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Transparência, compromisso e valorização do servidor público estadual norteiam a gestão de Anselmo Gonçalves que, no dia 1o de novembro, comemora quatro anos no comando da SEGAD.
Ao conduzi-lo para o cargo, o governador do Estado, Antonio Denarium (Progressistas), levou em consideração sua capacidade técnica e profissional. “Anselmo é servidor público de carreira e conhece a administração pública como ninguém. Tanto é que está no comando da Segad há quatro anos e sempre olhando além em prol do servidor e, claro, de toda a população”, destacou a autoridade.
A Sistematização da Folha de Pagamento se tornou um dos grandes avanços na ferramenta de gestão de Anselmo Gonçalves. Atualmente, qualquer órgão de controle tem acesso direto às informações sobre servidores.
O secretário falou ao Roraima Agora sobre suas prioridades nesse período e destacou que "entre os principais feitos de nossa gestão está a construção da futura sede da Segad, localizada na rua Major Manoel Correa, no bairro São Francisco. Moderna, ampla e muito mais confortável, estará em condições de acomodar e atender os servidores estaduais nas demandas diárias e capacitações".
Anselmo salientou que, com emenda do senador Dr. Hiran (Progressistas), foi possível tirar o projeto do papel e torná-lo realidade ainda em 2025".
E justifica: “A gente vive num prédio alugado que não condiz com a nossa realidade como Secretaria. Essa nova sede traz amplo e moderno auditório, consultórios médicos adequados para que a Junta Médica possa atender os servidores mais condignamente, e a Escola de Governo também vai ganhar um espaço moderno que facilitará o acesso de todos”.
E continuou: "Também podemos destacar a reforma e a modernização feitas no prédio da Imprensa Oficial, que não passou por nenhuma restauração ou modificação, pelo menos, nos últimos 20 anos.
Importante, a unidade abriga informações históricas do Estado e é local de transparência e publicidade de todos os atos públicos. Tudo na Imprensa estava caindo aos pedaços e nós conseguimos sensibilizar o governador a fazer no órgão.esse investimento"
Para Gonçalves, estar no comando da Segad por tanto tempo é resultado de muito esforço coletivo. “Trabalhamos muito nesses quatro anos. Há muito ainda por fazer. Não podemos nos esqueer que que demos continuidade, também, a vários projetos já desenvolvidos e que estão entregues", ressaltou.
"Para mim. como profissional, isso tudo é uma grande realização. Além da revitalização e construção de prédios públicos, a Segad implantou o projeto Cuidando do Servidor e ampliou o acesso destes a capacitações em Roraima.
O olhar sobre quem fez, ou ainda tem muito a fazer pelo Estado, tem sido constante. É o caso, por exemplo, dos servidores do ex-território. A Segad uniu-se a outras instituições para auxiliar na documentação e orientar adequadamente para o processo de enquadramento na União.
Para 2026, a ideia é continuar as melhorias e entregas de mais benfeitorias, como a reforma do Clube do Servidor e do Centro Geral e Logística, e digitalizar o arquivo do Governo", encerrou Anselmo.

Pelo menos uma vez por semana, Anselmo reúne equipes para visitar a obra da nova sede da SEGAD
Quem é Anselmo Gonçalves?
Anselmo é economista, formado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), servidor efetivo de Roraima desde 2006. Ingressou no serviço público por meio de concurso, assumindo o cargo de chefe da Divisão de Malote da SEGAD, início de sua trajetória na administração pública. Formou-se em 2008, quando passou a dar aulas na UFRR como professor substituto, lecionando matemática, estatística e matemática financeira.
É filho de Marília e Ercílio, casado com Elayne e pai da Mariana e do Arthur. Para si, Anselmo tem como missão modernizar e organizar o serviço público, com foco especial na valorização dos servidores. Seu maior projeto de vida é contribuir com o crescimento do Estado e deixar um legado de trabalho sério de entrega e respeito ao cidadão.