Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4

Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4
noticias https://jornalroraimaagora.com.br Fri, 29 Mar 2024 01:11:04 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Rotary acelera campanha mundial no mês de combate à Poliomielite https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/rotary-acelera-campanha-mundial-no-mes-de-combate-a-poliomielite-202110212017 https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/rotary-acelera-campanha-mundial-no-mes-de-combate-a-poliomielite-202110212017 Rotary acelera campanha mundial no mês de combate à Poliomielite

Instituição internacional não dá trégua à paralisia infantil

A nova campanha de imunização nacional tem como um dos alvos prioritários a Poliomielite, doença milenar, responsável por milhões de mortes nos quatro cantos do Planeta. Mesmo com apenas dois casos registrados este ano (um no Paquistão e outro no Afeganistão), a ordem é vacinar a garotada, pois há perigo de a doença voltar a se espalhar por outros países.

Há grande preocupação com o comprometimento de pais ou responsáveis de crianças até cinco anos. A média de vacinação despencou nos últimos anos, principalmente na vacina contra a pólio. Portanto, comparecer aos postos e locais de vacinação é fundamental.
Durante todo o mês de outubro os rotarianos intensificarão o trabalho feito há mais de 30 anos, de combate à pólio. A organização já doou mais de um bilhão de dólares, o trabalho voluntário dos seus membros e a mobilização do povo com o mesmo objetivo.

Os dirigentes rotários fazem coro aos maiores especialistas do mundo no assunto. Só a vacina impede o ataque do vírus. O jornalista Bóris Casoy, por exemplo, lamenta a inexistência da vacina quando contraiu a moléstia, em 1942. “Infelizmente, fui atingido sem qualquer defesa. Agora, todas as crianças podem se defender da pólio”, comentou. “Vacinem as crianças. Façam a sua parte”, finalizou.

]]>
faquintela@gmail.com (Fernando Quintella) Saúde Thu, 21 Oct 2021 20:13:04 +0000
Idosa, 96 anos, pioneira em Boa Vista, vence o coronavírus https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/idosa-96-anos-pioneira-em-boa-vista-vence-o-coronavirus https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/idosa-96-anos-pioneira-em-boa-vista-vence-o-coronavirus Idosa, 96 anos, pioneira em Boa Vista, vence o coronavírus

Neusa Pinheiro, pioneira em Roraima, contraiu o coronavírus e, depois de dias em UTI, recebeu alta hospitalar. A nonagenária não tem sequelas

O vírus chinês é cercado de mis­térios. Médicos do mundo inteiro aprendem - e desaprendem - to­dos os dias com o coronavírus. Como ele se propaga? Existem grupos de risco? Que drogas sur­tirão efeitos contra a doença? Que medidas são de fato eficazes para combater a pandemia?

Em meio a tantas incertezas, há casos de pessoas que, em tese, fazem parte de grupos de risco, mas surpreendem e driblam a doença.

Neusa Pinheiro, 96 anos, cearen­se, que viveu cerca de 30 anos em Roraima e faz parte da histó­ria desse Estado, é uma das sor­tudas que contraiu o vírus chinês e, depois de preocupar médicos e familiares, está curada.

No dia 12 de julho, com proble­mas na pressão e dificuldade para respirar, dona Neusa foi con­duzida, de ambulância, para o Hospital Santa Luzia, em Brasília. Teste para a covid deu negativo. No dia 14, quando estava pronta para receber alta, um novo teste detectou o coronavírus no orga­nismo da nonagenária.

Levada para a UTI, isolada, tei­mosa, a paciente passou a brigar com a equipe médica, exigindo farinha em sua comida. Doutora Paula, também cearense, iden­tificou-se com a idosa e criou vínculo com seus familiares, faci­litando a entrada de celular para troca de mensagens com quem estava do lado de fora.

Dona Neusa e seus familiares ca­tivaram a equipe de médicos e de enfermeiros, que passaram a dar-lhes atenção toda especial.

No dia 22, conduzida em cadeira de rodas, curada, a paciente dei­xou a unidade hospitalar.

Em casa, a filha Aurilene e o genro Itamar Santos se desdo­bravam em cuidados com me­dicamentos e dieta de Neuzinha - como ela é chamada por seus filhos e pessoas próximas.

Ao despertar, na manhã do dia 27, Neuzinha determinou que seus cuidadores “dessem um fim na cadeira de rodas”, pois ela queria andar com suas próprias pernas.

Antes das 12h, ainda no dia 27, mais uma surpresa: Neuzi­nha comunicou que não queria almoçar frango nem sopinha, “hoje eu quero costelinha de porco com baião-de-dois e fa­rofa”. E, assim, firme e cheia de vontade, Neusa Pinheiro provou que é dura na queda e, ao que tudo indica, ainda ficará muito tempo entre os seus filhos, ne­tos e bisnetos.

 

A vitória de Neusa Pinheiro contra a covid 19 rendeu foto de capa na edição de 2 de agosto, domingo. A reportagem é sobre gratidão e amizade que surgem envolvendo médicos, pacientes e familiares de doentes

]]>
zepinheiro1@ibest.com.br (Aroldo Pinheiro) Saúde Thu, 13 Aug 2020 13:02:29 +0000
Pandemia: Rotary garante água sanitária em abrigos https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/pandemia-rotary-garante-agua-sanitaria-em-abrigos https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/pandemia-rotary-garante-agua-sanitaria-em-abrigos PÚBLICO ALVO - Paulo Bragato e André Paludo entregam o produto no abrigo

Fechando parcerias, o clube de serviços dá importante ajuda na Operação Acolhida

Limpar mais de uma dezena de abrigos de refugiados venezuelanos é apenas um desafio a mais no cotidiano da Operação Acolhida e seus parceiros, entre eles o Rotary. O esforço de garantir vida digna às famílias vindas do país vizinho exige mão de obra e grande volume de recursos suficientes ao pagamento das despesas. Qualquer doação ajuda bastante.

Assim nasceu o projeto idealizado pelo rotariano Celso Bergmaier, de Chapecó (SC), de compra de máquina para produzir hipoclorito de sódio, composto que é a base para a fabricação de água sanitária.

Celso veio a Roraima conhecer a Operação Acolhida. Depois de uma semana de visita, decidiu angariar fundos para comprar o equipamento. Uniu-se a rotarianos de várias partes do País, inclusive da Amazônia, e conseguiu o dinheiro. A compra, recebimento, verificação de instalação e início da produção ficou sob a responsabilidade do Rotary Club de Boa Vista-Caçari.

Hoje, a máquina produz 150 litros de produto por dia. Ao processar o hipoclorito, conseguem-se 750 litros de água sanitária, quantidade suficiente para o abastecimento dos 13 abrigos. O excedente vai para doação a entidades parceiras do Rotary na capital.

LINHA DE PRODUÇÃO - Paulo Bragato ajuda na fabricação de hipoclorito de sódio (Foto: Fernando Teixeira)

Parceria
A ADRA (Agência Humanitária daIgreja Adventista do Sétimo Dia) entrou na parceria como fornecedora de voluntários para operacionalizar o equipamento. O projeto deu tão certo que a agência já providenciou a compra de duas máquinas iguais para ampliar o fornecimento de produto.

O MPT/AM-RR (Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima) entrou na parceria com recursos para aquisição de embalagens e insumos necessários à produção.

O governo do Estado de Roraima também contribui, oferecendo água e luz gratuitamente à escola onde a água sanitária é fabricada. O desinfetante é distribuído semanalmente aos abrigos.

À distância, Celso Bergmaier sente-se orgulhoso pelo sucesso do projeto. “Jamais imaginei que eu pudesse contribuir dessa forma em reduzir o problema dos refugiados”, disse ele. “Quando alguém decide ajudar, é voluntário, vê suas ações bem sucedidas como recompensa”.

O também rotariano Paulo Bragato, do clube roraimense, comemorou o sucesso do projeto. “Quando há sintonia entre as pessoas, boas ideias, compromisso com o objetivo final, só pode dar certo”, comenta ele. “Tenho certeza de termos ótimo caminho pavimentado para outros projetos vitoriosos”, finalizou Bragato.

ESTRATÉGIA - Celso Bergmaier em reunião no Posto de Triagem da Operação Acolhida (Foto: Fernando Quintella)

]]>
zepinheiro1@ibest.com.br (Aroldo Pinheiro) Saúde Mon, 13 Jul 2020 19:50:42 +0000
Atendimento humanizado para Indígenas com covid 19 https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/atendimento-humanizado-para-indigenas-com-covid-19 https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/atendimento-humanizado-para-indigenas-com-covid-19 Atendimento humanizado para Indígenas com covid 19

Governador Antonio Denarium destaca atenção para com indígenas

No Hospital de Campanha, montado em área do Estádio Canarinho, há enfermarias especialmente desenvolvidas para acomodar indígenas. A ideia de leitos-rede busca respeitar cultura e tradição de índios.

Ao apresentar os redários, o governador Antonio Denarium enfatizou que “indígenas com COVID-19 que forem internados no Hospital de Campanha poderão optar por ficar nessas enfermarias, para sua melhor comodidade”, ressaltou.

Ao todo, o Hospital de Campanha oferece 80 suportes com redes. Denarium destacou o esforço para colocar um atendimento de médicos especializados com a ajuda de tradutores, que prestarão apoio técnico aos pacientes indígenas quando for necessário. “Esse é um trabalho que já realizamos em nossas unidades de saúde de referência do Estado e que apresenta resultados positivos, devido à dedicação de uma equipe capacitada e especializada”, complementou o governador.

O coordenador da Operação Acolhida, general Antônio Barros, disse que a implantação de atendimento especializado aos indígenas, com utilização de redes, faz parte de um esforço conjunto importante, porque pode contribuir diretamente na recuperação desses pacientes.

Denarium frisou ainda que o trabalho de articulação com o Dsei [Distrito Sanitário Especial Indígena] e Funai [Fundação Nacional do índio] foi fundamental para a execução do método de atendimentos especializado. “Procuramos entender o processo de atendimento que é dado aos indígenas. O índio poderá utilizar a rede por opção, conforme a sua necessidade do momento”, explicou.

Atendimento humanizado
No Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth, gestantes indígenas contam com enfermarias equipadas com leitos e armadores de redes instalados. O dispositivo de humanização é uma forma de possibilitar conforto e familiarização, pois é dessa forma que os povos indígenas costumam dormir.

No Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, o setor da Saúde indígena foi implantado em 2001. O serviço conta com a parceria da Casai, que disponibiliza mão de obra pra ajudar nos atendimentos. A equipe é composta por antropólogo e gerente do serviço, técnicos de enfermagem, assistente administrativo e intérpretes de língua Indígena.

Os índios têm direito a alimentação diferenciada quando não querem comer a mesma refeição destinada aos outros pacientes. Nas internações, se desejarem a presença de pajés, curandeiros, padres, pastores, terão acesso a esse serviço. O setor de saúde indígena também conta com um projeto de “quartos humanizados”, que são os quartos

]]>
contato@rrdigital.com.br (Redação) Saúde Tue, 30 Jun 2020 04:33:11 +0000
Campanha Hepatite Zero obtém ótimos resultados https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/campanha-hepatite-zero-obtem-otimos-resultados https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/campanha-hepatite-zero-obtem-otimos-resultados No batente - à esquerda, em pé, o responsável técnico pela campanha, o rotariano farmacêutico Bruno Bragato

A doença está dentro dos padrões registrados em anos anteriores

O fantasma da Hepatite C ronda a população mundial há anos. Autoridades de saúde em todo o Planeta movimentam-se na busca de esclarecer o público sobre a doença e fazer testes para detectar casos e orientar os infectados sobre como evitar o agravamento do quadro.

Acadêmicos de Farmácia fizeram a coleta e análise do sangue para os testes

Como ocorre todo ano, o Rotary Club de Boa Vista-Caçari, em parceria com o Pátio Roraima Shopping e o curso de Farmácia da Faculdades Cathedral, no sábado, 27 de julho, realizou 300 testes entre os frequentadores do local, em ação desencadeada em todo o país pela OMS (Organização Mundial de Saúde), ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatites) e Rotarian Action Group, grupo internacional formado por rotarianos.

O coordenador técnico da campanha em Roraima, farmacêutico Bruno Bragato Neto, divulgou a estatística definitiva logo depois da realização do último teste. Apenas um deles acusou positivo. Segundo o profissional, o resultado encontra-se dentro dos padrões registrados nos anos anteriores. “A doença está sob controle em Roraima”, avalia ele. “As campanhas têm sido válidas. O público responde bem à oferta dos testes. Quem passa e vê o stand montado, para e faz o teste”, analisa Bruno.

O sistema é simples. A pessoa faz a ficha de controle, vai à mesa de coleta, o profissional dá picada na ponta do dedo com agulha descartável, colhe a gotinha de sangue e a equipe de análise entrega o resultado em, no máximo, cinco minutos.

As fichas são encaminhadas à ABPH pelo Rotary. Lá, entram na estatística nacional. Os dirigentes da entidade traçam o perfil do resultado, comparados com as campanhas anteriores e o quadro evolutivo, positivo ou negativo, da doença.

Em Roraima, fizeram o teste moradores de 49 bairros da capital, assim como dos municípios de Normandia, Pacaraima, Iracema e Caracaraí. Também vieram pessoas de outros estados (São Paulo e Rio de Janeiro) e da Venezuela, estes em número considerável.

O acadêmico de Farmácia Alexandre Conceição cursa o último semestre. Ele coordenou o grupo de 13 universitários envolvidos na campanha. Havia alunos de todos os níveis; de iniciantes a finalistas. Ele considera o trabalho muito importante na formação de todos. “Passamos da teoria à prática”, avalia. “Sentimos a expectativa do paciente quando fizemos o procedimento de coleta e análise do sangue. Tranquilizamos quem estava preocupado com o teste. Vimos a gratidão nas palavras e no olhar de todos. Também foi gratificante para nós”, finalizou.

O acadêmico Alexandre (o primeiro, sentado, à esquerda) coordenou

o grupo de universitários da Faculdades Cathedral

]]>
faquintela@gmail.com (Fernando Quintella) Saúde Wed, 14 Aug 2019 02:24:52 +0000
Incidência de câncer infanto-juvenil aumenta em Roraima https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/incidencia-de-cancer-infanto-juvenil-aumenta-em-roraima https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/incidencia-de-cancer-infanto-juvenil-aumenta-em-roraima  ERIK, que teve câncer detectado ainda no início, participa com a mãe, Fernanda Carvalho, de campanha contra a doença

Números podem parecer insignificantes, mas preocupam

Pode parecer pouco, mas é muito. A estatística de cerca de 80 casos anuais da doença no Estado assusta, principalmente quando a vítima pode ser alguém da sua família. O número é exagerado comparado à população roraimense. O principal vilão dessa história é a falta de conhecimento que as pessoas têm para identificar sintomas quando a moléstia está no estágio inicial. Depois de o tumor crescer e se espalhar, fica quase impossível derrotá-lo.

O pediatra Altamiro Vilhena, um dos coordenadores do Setor de Emergência do Hospital Infantil Santo Antônio, recebe, diariamente, casos de suspeita de câncer infanto-juvenil. “O número de pacientes com diagnóstico positivo aumentou. Casos importados da Venezuela ajudaram a ampliar a estatística”, explica o médico. “As famílias precisam estar atentas aos sintomas da doença. Em caso da mais leve suspeita, leve a criança ou adolescente ao hospital”, aconselha.

MÉDICO Altamiro Vilhena avaliando jovem paciente

Por causa da ausência de estrutura, o interior sofre mais. Muitos pacientes já chegam à capital com o quadro agravado. “Temos capacidade de identificar a doença e enviar o paciente a Barretos, centro onde tudo funciona com mais rapidez, em até uma semana”, diz o médico. “Se estiver em estágio inicial, a probabilidade de recuperação é muito alta”, finaliza.

 

Ele escapou da morte

Erik tinha apenas dez anos quando a mãe, Fernanda de Araújo Carvalho, moradora em Pacaraima, percebeu um nódulo na barriga do menino. O volume abdominal era grande, duro, mas não doía. Como ele sentia dores estranhas nas pernas e na cabeça, Fernanda levou-o à médica. Erik foi transferido para Boa Vista imediatamente. 

O pediatra Altamiro Vilhena atendeu o menino. Rapidamente, diagnosticou o tumor. Em poucos dias Erik estava no Hospital de Amor, onde a equipe local complementou os exames e iniciou a quimioterapia. “Foram quatro sessões para reduzir o tumor em 70% antes da cirurgia”, lembra Fernanda. Ao todo, o tratamento em São Paulo durou dez meses. Retiraram o rim direito de Erik e o garoto passou a ser considerado livre da doença, embora dependa de exames periódicos pelos próximos próximos sete anos, quando poderá ser dado como definitivamente

 

Caminhada: passos que Salvam

O evento, realizado no último dia 25 em Boa Vista e Rorainópolis, cujo objetivo principal é alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce, este ano também levantou a bandeira de trazer para Roraima unidade do Hospital de Amor, novo nome do Hospital do Câncer de Barretos, centro de referência de tratamento da doença no continente.

A coordenadora Fátima Defante sentencia: “É possível termos a unidade móvel do HA no estado, melhor alternativa para reduzirmos as mortes hoje existentes”. Ela complementa: “As mais de três mil pessoas envolvidas na ação do último fim de semana são a ponta do movimento em busca da garantia da vida de nossos jovens. Dará certo, podem acreditar”.

Sinais e Sintomas do Câncer Infantojuvenil

Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores:

  • desinformação dos pais
  • medo do diagnóstico
  • desinformação dos médicos

Algumas vezes o diagnóstico é feito tardiamente porque a apresentação clínica e as características de determinados tipos de tumores podem não diferenciar muito de doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento acerca do câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.

Quando o diagnóstico é feito precocemente, as chances de cura são muito maiores. Estima-se que as taxas de cura variam de 0 a 60% em países menos favorecidos, mas que poderiam chegar a 80-90% se diagnosticadas precocemente e tratadas em hospitais especializados, como acontece em alguns centros internacionais. A maioria dessas crianças terá vida normal após o tratamento adequado.

Os primeiros sintomas do câncer infantojuvenil

Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer, portanto fique atento se a criança apresentar:

 •   dores de cabeça pela manhã e vômito;

 •   caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem;

 •   dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;

 •   manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;

 •   aumento de tamanho de barriga;

Saiba mais: visite hcanbarretos.com.br/passos que salvam

 

 

 

 

]]>
Saúde Mon, 03 Dec 2018 13:21:48 +0000
Câncer - caminhada pela vida https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/cancer-caminhada-pela-vida https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/cancer-caminhada-pela-vida Câncer - caminhada pela vida

Boa Vista está no circuito do Hospital de Câncer de Barretos

Milhões de pessoas morrem todo ano de câncer nos quatro cantos do mundo. Trata-se de doença agressiva, com incidência em todas as faixas etárias. O quadro seria diferente caso as pessoas conseguissem identificar os sintomas logo no início do processo infeccioso. Muitas vidas seriam salvas, em especial de crianças.

Referência na América Latina, o Hospital de Câncer de Barretos (SP) – agora também conhecido como Hospital de Amor -, decidiu chamar a atenção das famílias através de caminhadas, realizadas em todas as cidades dispostas a entrar nessa briga com força. O alvo é o câncer na infância. Boa Vista entrou no circuito em 2017. Foram 600 pessoas de todas as idades em passeio motivacional realizado na avenida Capitão Ene Garcez.

A coordenadora da Caminhada Passos que Salvam em Roraima, Fátima Lopes Defante, anunciou a data do evento deste ano. Será no dia 25 de novembro, com saída na praça Fábio Paracat, no Complexo Aírton Senna, mesmo trajeto do ano passado. “Esperamos reunir milhares de apoiadores”, diz a dirigente. “Quanto mais divulgarmos a necessidade do diagnóstico precoce, mais vidas salvaremos”, sentenciou.

Segundo Fátima, Roraima tem, hoje, cerca de 40 crianças em atendimento ou acompanhamento no hospital paulista. A grande maioria conseguiu diagnosticar a doença em seu início. “Já temos diversos casos de crianças com a remissão do câncer”, comemora. “Estão curadas.”

Para participar da caminhada haverá kits à venda, no valor de R$ 35,00, com camiseta, boné e sacola temáticos, pelo número 98122-3435, com a coordenadora Fátima, ou na Butique Gelada.

]]>
Saúde Fri, 05 Oct 2018 22:38:25 +0000
População tem que participar https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/populacao-tem-que-participar https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/populacao-tem-que-participar População tem que participar

Todos temos que assumir a responsabilidade de erradicar a poliomielite e o sarampo

Depois de anos com a poliomielite e o sarampo erradicados no Brasil, veio a péssima notícia de perigo de retorno da primeira e casos confirmados da segunda doença. Pior: o índice de comparecimento aos postos de vacinação despencou nos últimos anos, inclusive em Roraima. Aquele velho hábito de achar que certas coisas só acontecem com o vizinho. Pois chegou a hora de virar o jogo.

Desde 6 de agosto, a campanha de vacinação voltou com força total. Autoridades sanitárias, preocupadas com o cenário atual, elegeram este sábado, 18, como o Dia D da campanha, cujo prazo de encerramento será no próximo dia 30.

Se você tem criança na faixa etária de um a cinco anos sob sua responsabilidade e nem se tocou para a importância de imunizar a garotada, trate de cumprir com a sua obrigação e leve-a, urgente, ao posto de vacinação mais próximo. Só assim haverá garantia da proteção contra a pólio e o sarampo.

Em visita oficial a Roraima, o governador do Distrito 4720 do Rotary International, Mâncio Mártyres, destacou o esforço dos rotarianos do mundo inteiro no combate à poliomielite. “Há mais de 30 anos contribuímos com recursos financeiros – mais de um bilhão de dólares – e força de trabalho para erradicar a doença”, lembrou o dirigente."Reduzimos a quantidade de casos anuais de 350 mil, em 1985, para menos de 20 casos, em 2017. Resultado extraordinário, mas ainda dependemos de dar cabo, de vez, ao desafio aceito pelo Rotary junto à Organização Mundial de Saúde naquela época”, lembrou Mâncio.

 

Projetos

O período de dois dias passados em Boa Vista permitiu ao governador conhecer e visitar inúmeros projetos desenvolvidos pelo Rotary Club de Boa Vista-Caçari, dos quais se destaca o Mexendo a Panela, em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Consolata, mantido com recursos destinados pelo Ministério Púbico do Trabalho em Roraima (MPT/RR). O objetivo do projeto é alimentar e dar condições de higiene aos refugiados venezuelanos ainda sem abrigo na cidade.

O dirigente também visitou outros projetos apoiados pelo clube rotário, entre os quais o Projeto Crescer, da Prefeitura de Boa Vista; deficientes assistidos pela Associação Grupo de Mães Anjos de Luz e músicos no Instituto Boa Vista de Música.

]]>
Saúde Fri, 17 Aug 2018 19:22:50 +0000
Faça a sua parte https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/faca-a-sua-parte https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/faca-a-sua-parte Faça a sua parte

Todo cidadão brasileiro tem obrigação de se empenhar no combate à poliomielite e ao sarampo 

Há 33 anos, o mundo vivia a tragédia de milhares de crianças afetadas pela poliomielite. Naquele 1985, a estatística apontava estratosféricos 350 mil casos anuais da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), convidou o Rotary International para contribuir com mão de obra e recursos financeiros com o objetivo de erradicar a moléstia até o ano de 2005.

Hoje, a meta está muito próxima de ser alcançada. Os rotarianos do mundo inteiro já doaram mais de um bilhão de dólares, além do trabalho de planejamento e execução dentro do Programa PólioPlus. O efeito desse binômio trabalho/dinheiro pode ser notado na estatística de 2017, fechada com apenas 22 casos no planeta.

Falta pouco, muito pouco, para erradicarmos a poliomielite. No entanto, enquanto houver casos registrados, precisamos vacinar todas as crianças na faixa etária de 1 a 5 anos. Se abaixarmos a guarda, o vírus volta e aumentará a quantidade de infectados em proporções assustadoras, preveem estudiosos no assunto.

Vacinar as crianças, portanto, é a única alternativa para evitarmos a poliomielite. A campanha de vacinação se estende de 6 a 31 de agosto. Teremos o sábado, 18, como o Dia D. Este ano, também haverá vacinação contra o sarampo, devido a centenas de casos registrados em vários pontos do país.  Faça a sua parte. O mundo agradece.

 

]]>
Saúde Thu, 09 Aug 2018 04:27:47 +0000
Zona de conforto traz dissabores https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/zona-de-conforto-traz-dissabores https://jornalroraimaagora.com.br/noticias/zona-de-conforto-traz-dissabores Zona de conforto traz dissabores

Descartada a suspeita de póiio na Venezuela, mas campanhas de vacinação devem ser atendidas

O mundo levou um susto na semana passada quando a OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) anunciou a possível presença do vírus da poliomielite na Venezuela. A criança, indígena, moradora na região noroeste do país vizinho, apresentava as características da doença, erradicada do continente desde 1989. O primeiro comentário lembrava a queda do índice de vacinação no Brasil, verificada nos últimos anos. “Vacinar, para quê?”, era a pergunta dos acomodados.

O alívio chegou no fim da semana, quando a OMS (Organização Mundial de Saúde), órgão vinculado à ONU (Organização das Nações Unidas), emitiu nota oficial em que descarta a suspeita inicial. Se o susto fez efeito, veremos mais adiante, quando haverá campanha nacional de imunização, no período de 6 a 24 agosto. Os especialistas garantem: só a vacina imuniza a criança. O resto é loteria com a vida de menor incapaz.

Mesmo afastada a hipótese de pólio no caso venezuelano, autoridades sanitárias apontam a deficiência na cobertura daquela região como fator de grande risco às crianças locais. Haverá intensa campanha a fim de evitar que o pior aconteça. Portanto, vacinar é preciso. Pais ou responsáveis têm encontro marcado com a vacina em agosto. Vamos acompanhar a campanha.

 

 

]]>
Saúde Mon, 25 Jun 2018 00:01:53 +0000