Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4

Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4
Municípios podem ser criados em terras indígenas
Imprimir esta página
Quinta, 31 Janeiro 2019 09:44

Municípios podem ser criados em terras indígenas

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
Municípios podem ser criados em terras indígenas Reprodução Facebook/UFRR - Manipulação Aroldo Pinheiro

Justiça Federal estabelece direitos de índios e não-índios sobre terras brasileiras

Sentença prolatada no dia 30 pelo juiz da 1ª Vara Federal  do Estado de Roraima, Helder Girão Barreto, estabelece que tanto o Estado pode criar município em terra indígena quando a União pode criar terra indígena dentro de Município.

O pronunciamento da Justiça Federal diz respeito ao processo 95.0000683-9, em que a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a União questionam o fato de os municípios de Pacaraima e Uiramutã estarem dentro da terra indígena Serra-Raposa do Sol. 

Ao julgar improcedente a ação interposta pela Funai e pela União, Helder Girão condena os requerentes a pagarem honorários periciais e honorários advocatícios (10% do valor atribuído à causa), que deverão ser rateados entre os requeridos – municípios de Pacaraima e Uiramutã.

Para o juiz Helder Girão Barreto, o índio não é incapaz e não pode ser obrigado a ser integrado nem a ficar isolado. Indígenas podem e são livres para interagir.

Lido 1325 vezes
Aroldo Pinheiro

Aroldo Pinheiro,  roraimense, comerciante, jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima. Três livros publicados: "30 CONTOS DIVERSOS - Causos de nossa gente" (2003), "A MOSCA - Romance de vida e de morte" (2004) e "20 CONTOS INVERSOS E DOIS DEDOS DE PROSA - Causos de nossa gente".

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais recentes de Aroldo Pinheiro