Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4

Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4
Lixeiros pedem: “Descarte seu lixo corretamente”
Imprimir esta página
Segunda, 30 Abril 2018 14:54

Lixeiros pedem: “Descarte seu lixo corretamente”

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
Lixeiros pedem: “Descarte seu lixo corretamente” SEMUC/PMBV

Para agilizar a coleta e prevenir acidentes a coletores, cidadãos devem descartar seu lixo corretamente

A Prefeitura de Boa Vista trabalha para manter a cidade sempre limpa. Para isso, alia planejamento e segue rigorosamente o cronograma de coleta de lixo domiciliar. Mas, para uma maior eficiência nos serviços, é necessária a colaboração dos moradores.

Marcos de Oliveira trabalha na coleta de lixo da cidade e diz que lixo armazenado de forma incorreta causa muitos transtornos e pode trazer sérios riscos à saúde dos coletores.

“Já aconteceu de eu furar o dedo numa agulha que foi descartada no lixo; por isso, tive de fazer exames e tomar medicamentos. As pessoas precisam ter consciência do perigo que é descartar o lixo de forma errada”, enfatiza.

Para ajudar os trabalhadores a fazerem a coleta segura e rápida, Marcos dá dicas:

1 – Objetos cortantes, como vidro quebrado, por exemplo, devem ser colocados numa caixa de papel, em seguida fechada em uma sacola.

2 – Objetos perfurantes podem ser descartados dentro de uma garrafa pet antes de colocados no lixo. (Corte a garrafa ao meio, descarte seringas, pregos, etc.; em seguida, lacre com uma fita, use uma sacola e coloque-a na lixeira)

3 – Caso o morador não disponha de uma caixa ou de uma garrafa, esses materiais podem ser enrolados num jornal, lacrados com fita, e colocados numa sacola para descarte.

4 – O lixo deve estar sempre em sacolas e acomodados na lixeira para evitar que animais rasguem e espalhem o material pela rua. Se isso não for feito, pode ocasionar danos aos próprios moradores, entupindo bueiros no período chuvoso, causando problemas de alagamentos, de saúde, entre outros.

5 – O tamanho da lixeira deve ser proporcional à quantidade de lixo produzido pelo morador para evitar que fique pelo chão

6 – O lixo doméstico deve ser acomodado dentro de sacolas para facilitar e agilizar o trabalho do coletor, e nunca depositados diretamente na lixeira. Isso compromete a coleta e a saúde do agente. Os carros da coleta seguem cronograma de horários e locais por dia.

7 – O lixo deve ser colocado na lixeira apenas nos dias da coleta. Isso evita que os sacos rasguem e o lixo se espalhe.

Plano de Resíduos Sólidos – A Prefeitura trabalha ainda na implantação do Plano de Resíduos Sólidos do município. Ele dará novos meios de destinação ao lixo, contempla a construção de um novo aterro sanitário, o que vai garantir a redução do volume de resíduos gerados, a implantação de reciclagem aliada a mecanismos de coleta seletiva com inclusão social de catadores e a extinção dos lixões. O processo encontra-se em fase de licitação.

 

Lido 1991 vezes
Redação

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais recentes de Redação