Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4

Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4
Conexão Cotingo-Japão
Imprimir esta página
Sábado, 25 Mai 2019 19:22

Conexão Cotingo-Japão

Escrito por
Avalie este item
(1 Voto)
Conexão Cotingo-Japão Arquivo pessoal

Macuxi, que vive há mais de 20 anos na Ásia, fala de sua vida e de sua família na Terra do Sol Nascente

Nascida no alto Cotingo, norte do Estado de Roraima, Zaide foi adotada por Francisco e Odineia Laudelino. Teve vida semelhante a de qualquer boa-vistense dos anos 1960, 1970, 1980: primário no Colégio São José; ginásio no Euclides da Cunha...

Irrequieta, aos 24 anos, em 1980, decidiu mudar-se para Manaus onde daria seguimento aos estudos, interrompidos pelo nascimento de dois filhos, Leonardo e Lúcio, que ficaram em Boa Vista com os avós.

No ano seguinte, enquanto se adaptava à nova vida, Zaide reencontrou Yoshiya Bakoshi, japonês que conhecera anos antes e que trabalhava em empresa instalada na Zona Franca. Apaixonados, resolveram casar-se, apesar de colegas do nipônico terem se posicionado contra.

Os Bakoshis desfrutavam confortável vida de classe média na capital manauara: Yoshiya como diretor comercial e Zaide administrando sua loja de variedades no Distrito Industrial, quando a empresa do marido entrou em concordata e teve que demitir colaboradores.

As coisas foram ficando difíceis para o casal quando a caboquinha roraimense de olhos puxados como os orientais, então com quatro filhos, propôs que saíssem em busca de dias melhores.

Em dezembro de 1997, os Bakoshis mudaram-se para Hokkaido, terra natal de Yoshiya – a ilha mais fria da Terra do Sol Nascente.

Mundo novo, vida nova

A família foi muito bem recebida pelos pais de Yoshiya. Para os brasileiros tudo era novidade, tudo era fascinante, mas eles precisavam ganhar dinheiro, precisavam dar rumo à suas próprias vidas. Mudaram-se para Gifu - próximo a Nagoya -, onde há grande concentração de brasucas.

Com bom currículo, Yoshiya não teve dificuldade para conseguir emprego. Alojados em confortável apartamento e, apesar das dificuldades com o idioma, Zaide e os filhos se adaptavam ao modus vivendi nipônico.

Zaide não é de ficar acomodada. Depois de trabalhar como operária durante algum tempo, resolveu buscar uma profissão que lhe desse autonomia e fez cursos de Estética Holística e Massoterapia.

Tendo os aromas como verdadeira paixão, de vez em quando, a menina do alto Cotingo, monta turmas e passa para seus alunos a arte de fabricar sabonetes artesanais e de massagear.

No ano passado, para preencher o tempo, arranjou emprego numa fábrica de auto peças, onde trabalha quatro horas por dia durante quatro dias da semana.

Mas nem tudo são flores. Como gaijins que são, os Bakoshis  sentem discriminação dos japoneses nativos. Zaide diz tirar vantagem disso, pois essa discriminação faz com que eles procurem ter vida exemplar e respeitem o jeito nipônico de ser. Lá, aprende-se a ter respeito pelo ser humano, ter paciência, obedecer regras.

Zaide está entre os pouquíssimos roraimenses que saíram rumo ao Japão e, com certeza, é, dos macuxis, quem vive por lá há mais tempo

À reportagem do Roraima Agora, a senhora Bakoshi disse que planeja visitar sua terra natal no próximo ano: “Quero sentar e bater papo descontraído com pessoas interessantes, quero comer comidas que só existem em minha terra, quero, se der tempo, buscar minhas raízes”, conclui.

Com a mãe, Odineia, e os filhos, antes de partir para o Japão

 

Zaide, entre as filhas: Erika e Karen

 

Lúcio, filho mais novo, vive em Maringá (PR), com a esposa

 

Leonard, filho mais velho, solteirão, vive com os pais em Gifu

 

 

 

 

 

Lido 2075 vezes Última modificação em Sábado, 25 Mai 2019 19:37
Aroldo Pinheiro

Aroldo Pinheiro,  roraimense, comerciante, jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima. Três livros publicados: "30 CONTOS DIVERSOS - Causos de nossa gente" (2003), "A MOSCA - Romance de vida e de morte" (2004) e "20 CONTOS INVERSOS E DOIS DEDOS DE PROSA - Causos de nossa gente".

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais recentes de Aroldo Pinheiro