Domingo, 27 Junho 2021 04:16

    Artistas plásticos se encontram em livreto

    Escrito por
    Avalie este item
    (0 votos)
    Artistas plásticos se encontram em livreto Arquivo pessoal

    Homenagem a Roraima

    A amizade de dois mestres da pintura roraimense deu origem ao livreto “Seus Cantos Roraima Seus Encantos” (18 páginas, formato B5, R$ 10), com ilustrações do roraimense Edinel Pereira e texto do baiano Sidney Bkara.

    Dezenas de pessoas compareceram à noite festiva, na Galeria Ednel Pereira, no shopping Roraima Garden, para o lançamento do livreto. Damurida - prato indígena feito com peixe e muita pimenta - foi servida aos presentes.

    As 18 páginas do livreto contêm setilhas de exaltação a Roraima, terra que ganhou o coração de Sidney, e nove ilustrações em preto e branco, com traços fortes de Edinel.

    Ao Roraima Agora, Sidney disse que “Seus Cantos Roraima Seus Encantos” pode ser classificado como livro de cordão grosso, pois seu formato e textura do papel seriam muito pesados para exposição em cordel, como são disponibilizadas as impressões da categoria (livros de cordel).

    QUEM É QUEM
    Roraimense, iniciado na vida artística por meio de decorações para festas quando ainda era pré-adolescente, Edinel tornou-se famoso com os belos quadros que produz. Muitas de sua pinturas se encontram no exterior.

    Baiano de Paulo Afonso, Sidney está em Roraima desde 1973. Servidor Público estadual, seus belos quadros chamam a atenção por traços e cores que conquistam os admiradores da terceira arte.

    CURIOSIDADE
    Sidney, originalmente Barros, assumiu o nome artístico Bkara há poucos anos. Ele explica: “Convivendo com Bartô, Esbell e Di Cardoso, entre outros, vi que meu sobrenome - Barros - não tinha apelação artística, apelação comercial. Inventei Bkara, pesquisei na internet, vi que não tinha nenhum registro e resolvi adotá-lo. Como o nome foi criado por mim, digo que Bkara significa bonito, forte, honesto, batalhador, enfim, gente boa.

    Para o segundo semestre, o baiano planeja uma exposição com seus quadros e, para dezembro, um livro com 60 poemas.

    Contato de Sidney Bkara: 95-98410-0914

    Lido 312 vezes
    Aroldo Pinheiro

    Aroldo Pinheiro,  roraimense, comerciante, jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima. Três livros publicados: "30 CONTOS DIVERSOS - Causos de nossa gente" (2003), "A MOSCA - Romance de vida e de morte" (2004) e "20 CONTOS INVERSOS E DOIS DEDOS DE PROSA - Causos de nossa gente".

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

    Please publish modules in offcanvas position.