Domingo, 21 Outubro 2018 15:10

    Ao mestre, com carinho

    Escrito por
    Avalie este item
    (0 votos)

    Na segunda-feira, 15, as redes sociais deixaram um pouco o clima eleitoral de lado. Os grupos ficaram entupidos de mensagens em homenagem ao Dia do Professor. Eu mesmo entrei no clima, como faço todo ano. Minha postagem pegou carona na página do amigo Mauro Rinaldi, de São Paulo, com cena do filme inglês que dá título a estas linhas. Em 1967, Sidney Poitier dava o tom do respeito ao mestre em filme de sucesso absoluto até hoje. Se você não assistiu, assista.

    No Brasil, multirracial, convivíamos em harmonia, com total respeito aos mestres, a começar pela entrada em sala de aula. A turma toda levantava-se como reverência à cátedra, a quem ia nos ensinar a ter futuro digno. A palavra do mestre era lei. Tínhamos idolatria pelos mais destacados. Entendíamos a missão daquela pessoa, cuja responsabilidade era preparar-nos para o futuro.

    Os rigorosos concursos para o ingresso nas escolas e faculdades formadoras de profissionais do magistério tinham grande concorrência, com disputa acirrada pelas vagas oferecidas. Ser professor era sinal de status na sociedade.

    Hoje, nesses tempos modernos, há pouco respeito a quem forma a massa crítica nacional, com raras exceções. Quando deixamos o quadro mudar? Sei lá. De repente, os alunos começaram a desrespeitar os professores em diferentes níveis, inclusive com agressão física. A procura pelo magistério diminuiu. Os salários despencaram tanto na área pública quanto na área privada. Os governos omitiram-se na remuneração decente a quem forma os profissionais do futuro.

    Sinceramente, nos dias atuais, o mestre deveria receber adicional por insalubridade no serviço. Faz sentido.

    Obrigado, mestres, por terem transferido seus conhecimentos a todos nós. Vocês merecem todas as homenagens.

    Lido 66 vezes
    Fernando Quintella

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    Jornal
    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

    Please publish modules in offcanvas position.