Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4

Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4
Açaí pode transmitir doença de Chagas

    Sexta, 06 Mai 2016 05:24

    Açaí pode transmitir doença de Chagas

    Escrito por
    Avalie este item
    (0 votos)
    Açaí pode transmitir doença de Chagas www.clickemsaude.com.br

    Consumidores devem preocupar-se com a origem do vinho da fruta da moda

     

    Quatro anos depois de levantada a suspeita, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) confirmaram a possibilidade de contrair doença de Chagas por meio de consumo de açaí.

    Após ver registrados 430 casos da doença no Pará, o Ministério da Saúde pediu pesquisas sobre o assunto. "Entre os pacientes, o que havia em comum era o fato de as pessoas terem ingerido açaí em determinados pontos de venda", lembra o biólogo Luiz Augusto Corrêa Passos, um dos autores do estudo. "Já havia a associação da fruta à doença, mas os dados eram apenas epidemiológicos, sem comprovação científica", diz.

    O açaí faz parte da base alimentar dos habitantes do Pará. Muito abundante na região, o fruto é encontrado em feiras e mercados em estado natural, sem passar por processos que o conservem para venda, como feito em outras regiões do Brasil e no exterior.
    O mal de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que pode ser adquirida por meio do contato com as fezes do barbeiro, seja pela pele, seja via oral. Entre os principais sintomas estão febre, inchaço e problemas cardíacos, que, em estado mais avançado, levam o paciente à morte.

    Testes publicados na revista Advances in Food and Nutrition Research, mostraram que o protozoário causador da doença de Chagas é capaz de sobreviver na polpa da fruta tanto em temperatura ambiente, como a 4°C, temperatura média de uma geladeira, e até a -20°C, no açaí congelado. Higiene
    O biólogo ressalva que não há motivos para descartar o consumo de açaí. "A contaminação ocorre quando há falta de higiene", resume. Ele explica ainda que o açaí em geral é contaminado quando um barbeiro, inseto vetor da doença, ou as fezes dele se misturam à polpa durante o processamento.

    (Fonte: www.fiocruz.br/portalchagas)

     

    Lido 5460 vezes
    Redação

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    © 2022 Criado e mantido por www.departamentodemarketing;com.br

    Please publish modules in offcanvas position.