Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4

Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4
Soja - a hora da colheita chegou

    Sexta, 09 Setembro 2016 20:23

    Soja - a hora da colheita chegou

    Escrito por
    Avalie este item
    (1 Voto)
    Soja - a hora da colheita chegou Aluízio Nascimento

    Desde o sábado passado, homens e máquinas colhem a safra 2016 de soja gerando emprego e injeção de recursos na economia estadual

    Nos dias 2 e 3 deste mês, produtores de Roraima deram início oficial à colheita de soja na safra 2016, quando se espera colher 75 mil toneladas do grão. Por ter as áreas de cultivo acima da linha do equador, o calendário da atividade é diferenciado de outras regiões brasileiras. Na sexta-feira, 2, a partir das 19h, com a presença de autoridades locais, representante do ministro da Agricultura, membros do CNA (Conselho Nacional de Agriculrtura), produtores e investidores de outros estados, além de grande público, a comissão organizadora da “Colheita” promoveu encontro, com ciclo de palestras, no auditório do CAF (Centro Amazônico de Fronteira), da Universidade Federal de Roraima.

    Site02.jpg

    (Foto: Aluízio Nascimento)

    No dia seguinte, sábado, 3, na fazenda Luana Luíza, sob olhares de grande público, máquinas deram início à colheita em 900 hectares de grãos plantados por Leonir Laissman, dono da área. "Entramos em nossa quarta safra da soja. As condições climáticas deste ano nos ajudaram bastante", afirma Laismann, cujo faturamento deve chegar a R$ 3 milhões.

    Podução e festa

    Levantamentos indicam que, hoje, Roraima tem mais de 50 produtores de grãos. Condições climáticas são o maior atrativo. Além de conseguirem melhores índices na colheita, o tempo gasto com o ciclo é inferior a outras regiões brasileiras.

    "Aqui a produtividade é alta. Cerca de 90% do que produzimos são vendidos para mercados nacionais e internacionais, principalmente para a Europa, via porto de Itacoatiara, explica Marlon Buss, presidente da comissão organizadora do evento. Ele enfatiza que a abertura oficial atrai investidores, além de ser uma oportunidade para buscar apoio para o desenvolvimento e produção do grão em Roraima.

    Neri Gueller, secretário de Políticas Públicas Agrícolas do Ministério da Agricultura e Abastecimento, diz que o agronegócio, especificamente a soja, deve levar Roraima a destaque entre produtores do grão. "Pelo rumo, a tendência é dobrar a colheita ano após ano. Levaremos a questão fundiária ao Governo Federal, pois esse é o maior entrave. Sem terra para garantir, bancos não financiam”, prometeu Gueller.

    Além da Colheita da Soja na Fazenda Luana Luzia, durante a Abertura Oficial os visitantes também tiveram a oportunidade de ver exposição de máquinas agrícolas e equipamentos que ajudam na plantação e colheita da soja, e fazer consulta sobre créditos em stands de instituições financeiras.

    Site03.jpg

    RUSSOS CHEGANDO – executivos da Sodrugestvo, empresa russa com foco em agronegócios, Clésio Gomes, Romualdo Barreto, Douglas Cruz e Aurelius Franco, recepcionados por Aluízio Nascimento, prestigiaram a colheita

    (Foto: COC-Soja)

     

    Agro Social Em 2016, a COC Soja firmou parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em Roraima. Todo o lucro auferido com venda de bebidas vendidas durante o evento será doado à instituição.

     

    Lido 2917 vezes Última modificação em Sexta, 09 Setembro 2016 21:18
    Aroldo Pinheiro

    Aroldo Pinheiro,  roraimense, comerciante, jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima. Três livros publicados: "30 CONTOS DIVERSOS - Causos de nossa gente" (2003), "A MOSCA - Romance de vida e de morte" (2004) e "20 CONTOS INVERSOS E DOIS DEDOS DE PROSA - Causos de nossa gente".

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    © 2022 Criado e mantido por www.departamentodemarketing;com.br

    Please publish modules in offcanvas position.