Quem tem braço vai a Vegas

23 Julho 2017
(0 votos)
K2_ITEM_AUTHOR 
Fotos: arquivo pessoal; foto de capa manipulada por Aroldo Pinheiro

Moleque de rua boa-vistense se destaca no MMA e tem luta marcada para o segundo semestre deste ano em Las Vegas (Estados Unidos da América)

O que esperar de um garoto nascido de família humilde, na periferia de Boa Vista que, em vez de estudar, gostava de arranjar confusão e resolvê-las na porrada? A resposta pronta seria: ou cadeia ou morte.

Não é o caso de Josinaldo Silva, que viveu infância e adolescência entre os bairros São Vicente e Jardim Equatorial.

Mais velho dos quatros filhos que os pais tiveram da primeira união, ele conta que gostava mesmo de brigar. “Se não tinha confusão, eu arrumava; se o caso era com meus amigos, eu me oferecia pra resolver”, resume.

Hoje, aos 30 anos de idade, Naldo – nome adotado no universo de lutas oficiais - vive nos Estados Unidos, onde se prepara para grande luta internacional. Em outubro, na cidade de Las Vegas, grande centro de disputas de MMA, o roraimense vai enfrentar o russo Timur “Lucky” Valiev, de 27 anos, que, em sua carreira venceu 11 e perdeu duas lutas.

No Cartel da MMA, Josenaldo(sic) Silva tem cinco derrotas e 25 vitórias, destas, 15 por nocaute.

Naldo Silva falou com desprendimento ao Roraima Agora.

O lutador diz que, apesar de gostar de descer o braço, não o fazia por maldade. “Eu gostava era de disputar e vencer”, justifica. Fosse na escola ou no caminho entre as casas de seus pais, então separados, ele tocava o terror.

Começou a acomodar-se e fazer uso de disciplina quando, aos 15 anos de idade, em 2002, passou a frequentar a academia Roraima Top Team, treinado por Parauaçu e Daniel Trindade entre outros; segundo ele, “a nata do UFC em Roraima”.

Com o fechamento da Roraima Top Team, o moleque passou a treinar na Associação de Cabos e Soldados, também no São Vicente, onde, sob orientação objetiva de Daniel Trindade, treinava boxe e Jiu-Jitsu.

Destaque nesse meio, aos 18 anos, Josinaldo recebeu convite para integrar equipe amazonense de boxe. Vencendo sempre, ele voltou-se para o MMA, seu sonho desde criança. A partir de sua primeira vitória na modalidade, em 2008, em Coari, interior do estado amazonense, ele começou a ganhar destaque e, por isso, em 2009, resolveu mudar-se para Curitiba, onde o tipo de luta recebia mais atenção e tinha bons treinadores.

Casado, longe da esposa, viu-se obrigado a voltar para o Amazonas, onde derrotou muitos adversários. Em torneio Jungle Fight, mostrado para todo o mundo pelo Canal Combate, ele venceu e foi indicado para lutar contra Maike Linhares, disputando o cinturão da categoria. Vitória no terceiro round, em decisão unânime do corpo de jurados. Era a 24ª luta do roraimense.

Derrota em Nova Iorque

A próximo troca de sopapos do boa-vistense seria em Nova Iorque, agora disputando o cinturão mundial da categoria (peso galo). Naldo conta que, durante treinamentos, em Paranaguá (PR), lesionou a perna e que, devido à importância da luta, escondeu a contusão de seus treinadores. O lutador brasileiro não suportou o ataque de dores durante o combate e perdeu. “Não me culpo nem tento justificar. Acho que agi certo ao enfrentar aquele adversário, mesmo eu estando lesionado: lutadores de MMA precisam de holofotes para se destacar”, resigna-se.

Casado com Rafaela, pai de Vitória e Gabriel Asafe, Naldo mora atualmente no Texas, onde acompanha os treinamentos de um amigo, mas, logo, logo, estará em Las Vegas, se preparando para a grande luta contra o russo Lucky (sortudo, em inglês). O curumim de Roraima alimenta esperanças de, com uma vitória, deslanchar sua carreira internacional no MMA.

385 K2_VIEWS
Aroldo Pinheiro

Aroldo Pinheiro,  roraimense, comerciante, jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima. Três livros publicados: "30 CONTOS DIVERSOS - Causos de nossa gente" (2003), "A MOSCA - Romance de vida e de morte" (2004) e "20 CONTOS INVERSOS E DOIS DEDOS DE PROSA - Causos de nossa gente".

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Top