O quarto desafio vai ser massa

24 Janeiro 2018
(0 votos)
K2_ITEM_AUTHOR 
Fotos: arquivo pessoal

Em corrida pedestre 58 quilômetros, amigos, fãs e pupilos homenageiam Carlos Macellaro

A partir das 21h30 do dia 17 de fevereiro, sábado, dezenas de atletas partem para enfrentar 58 quilômetros em perímetro urbano, prova que deve durar umas  10 horas e meia e se encerrar por volta das 8h de domingo.  Desafio do Massa é o nome dado à prova, uma homenagem ao desportista amador Carlos Macellaro  - fonte de inspiração para a prova.

Quem é massa?

Com a separação do pais, Carlos Macellaro passou a morar com os avós paternos. Para ajudar no orçamento doméstico, e para ter uma graninha só sua, o roraimense começou a trabalhar muito cedo: aos 11 anos tornou-se engraxate; depois, foi borracheiro, até quando entrou nas fileiras do Exército.

Após cumprir período na caserna, Massa foi selecionado para ser agente da Polícia Civil, em outubro de 1980.

Algum tempo depois de aposentar-se, em 2012, Macellaro achou que estava ficando acima do peso e, para fugir do sedentarismo, reuniu um grupo de amigos que, juntos, começaram a prática esportiva. Nesse intervalo, Massa concluiu o curso de Jornalismo na UFRR, graduando-se em 2004.

Os 12 atletas iniciais deram, então, nome ao Grupo do Massa e assumiram compromisso de correr 25 quilômetros a cada encontro.

Em 2005, já com mais de duas dezenas de adeptos à turma de corredores, surgiu a  ideia do Desafio. Na primeira edição, correr 54 quilômetros - número de anos vividos por Carlos. Sucesso!

A partir de então, um quilômetro é acrescentado ao desafio, chegando a 58 nesta quarta edição, quando a turma comemora os 58 anos do homenageado.

Hoje, o Grupo do Massa conta com cerca de 50 atletas. Contando com familiares e amigos, o número chega a 100.

 

O desafio

Dividido em quatro categorias - de 18 a 29 anos; de 29 a 39 anos; de 40 a 49 anos; e de 50 anos ao infinto -, com vagas limitadas a 100, as inscrições para o Desafio do Massa podem ser feitas com Adonias Júnior (99168-1733) ou Carlos Macellaro (99115-5444) - valor: R$ 50.

Troféus serão entregues aos três primeiros classificados de cada categoria e medalhas serão entregues a todo aquele que concluir a prova.

Adonias Júnior garante que o Desafio recebe atletas da Venezuela, da Guiana e de alguns outros estados brasileiros. Encerra com o chavão: O Desafio é o “Desejo de todos, ousadiade poucos. Só os forte sobrevivem”.

432 K2_VIEWS
Aroldo Pinheiro

Aroldo Pinheiro,  roraimense, comerciante, jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima. Três livros publicados: "30 CONTOS DIVERSOS - Causos de nossa gente" (2003), "A MOSCA - Romance de vida e de morte" (2004) e "20 CONTOS INVERSOS E DOIS DEDOS DE PROSA - Causos de nossa gente".

E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Top