Quinta, 11 Julho 2019 02:52

    Newton Campos: parte da história de Roraima se vai

    Escrito por
    Avalie este item
    (0 votos)
    Newton Campos: parte da história de Roraima se vai Primeiro plano: reprodução Facebook / Fundo: Fernando Quintella / Manipulação: Aroldo Pinheiro

    Inteligente, simpático, querido por todos, o craque professor deixa marca

    O câncer venceu. Depois de intensa luta contra a doença, o professor Newton Campos, referência nos setores de educação e esportes, morreu, na segunda-feira, 8, aos 72 anos. Durante quase meio século em Roraima, o maranhense, craque de bola e talhado para o ensino, deixa exemplo de competência e compromisso com as atividades em que se envolveu.

    Esportivamente, professor Newton conquistou o sucesso aos poucos. Começou no Grêmio Atlético Sampaio, à época, time vinculado aos militares do Exército, mas seus melhores momentos nos campos de futebol aconteceram no São Raimundo, onde fez história. O maior feito ocorreu ainda no Estádio João Mineiro (demolido depois de construção do Estádio Flamarion Vasconcelos): foi o autor do gol da vitória do seu time contra o Baré, em amistoso no qual Garrincha, um dos maiores jogadores da história do futebol, participou.

    Se, em campo, a bola rolava fácil, nas salas de aula, o professor Newton contribuía com a educação do então território federal. Lecionou em diversas escolas. Enfrentou desafios, como a elaboração de provas para concursos importantes e apresentação de trabalhos técnicos dentro e fora de Roraima, com direito a homenagem do Ministério da Educação e Cultura.

    Quando parou de disputar os campeonatos promovidos pela Federação, reuniu amigos e ex-jogadores para criar o Salada Futebol Show. Eram jogos descompromissados, embora o talento da turma fizesse a diferença. Torcedor do Sampaio Corrêa, no Maranhão, e Vasco, no Rio, bastava o time carioca vencer o Flamengo para Newton partir para a gozação de praxe.

    Ocupou cargos importantes no decorrer da carreira no funcionalismo público: secretário adjunto da Educação do Estado; presidente do Conselho Estadual de Cultura; presidente do Conselho Regional de Desportos, entre outros. Em 2004, recebeu o título de Cidadão Boa-vistense, concedido pela Câmara de Boa Vista. Em 2015, o Governo do Estado reconheceu e outorgou o Certificado de Reconhecimento Profissional por sua atuação com Ética e Competência na construção do Estado de Roraima. Leitor assíduo deste jornal, opinava sobre o conteúdo e sugeria pautas.

    Uma grande perda.

     

    Salada Futebol Show - Newton Campos foi um dos maiores incentivadores da equipe que fez muito sucesso em campos roraimenses (Foto: Fernando Quintella) 

    Lido 125 vezes Última modificação em Quinta, 11 Julho 2019 03:56
    Fernando Quinttella

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    © 2015 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

    Please publish modules in offcanvas position.