Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4

Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4
Índio não morre nas primeiras cenas
Imprimir esta página
Domingo, 23 Julho 2017 04:16

Índio não morre nas primeiras cenas

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
Índio não morre nas primeiras cenas Fotos: DIVULGAÇÃO

Europeus se juntam a indígenas macuxis e produzem filme numa espécie de grito para o mundo

Daniel Schweizer é o diretor de “Amazonian Cosmos”, nome provisório do filme de 90 minutos que está sendo produzido sobre a vida nativa na Amazônia de hoje e como o mundo externo à floresta é visto por lideranças indígenas.

O cineasta e sua equipe estiveram em Boa Vista para produzir a primeira etapa da peça, que tem sequência na Europa e nos Estados Unidos.

Schweizer produziu dois documentários que buscam, no cinema, ampliar, ao redor do mundo, a voz própria de vários líderes comunitários, suas causas ambientais e humanitárias.

 

“Trading Paradise” e “Gold War”, de Schweizer, são filmes densos e, em “Amazonian Cosmos”, reforçam--se denúncias contra várias formas abusivas, buscando mostrar visões dos indígenas sobre a globalização, numa espécie de antropologia devolvida.

Em Roraima, onde foram feitos os primeiros registros para a obra, encontra-se um dos focos principais do filme documentário: natureza virgem e populações nativas atingidas por projetos catastróficos, como mineração, são argumentos centrais no contexto.

Davi Kopenawa Yanomami, ícone na luta pela preservação da floresta e retirada integral de fazendas e garimpo da Amazônia, tem recebido ameaças de morte e esse fato será posto em pauta na mensagem do filme.

 

Suruís

De Roraima para Genebra, na Suíça, dando continuidade às tomadas, viajam o líder Dário Yawariona, filho de Davi, e Angelita Yanomami, sua esposa. O artista Jaider Esbell, de etnia makuxi, integra a equipe de filmagem com a função específica de narrar e ilustrar o argumento dentro da linha de trabalho que desenvolve: arte com ativismo.

O Filme abrange também o povo Suruí, do estado de Rondônia. Almir Suruí é liderança de destaque e leva ao mundo o exemplo de seu povo que, uma vez em contato com o grande mundo – em 1960 –, viu na tecnologia de ponta a melhor forma de vigiar seus territórios.

Os Suruís são conhecidos como um povo high-tech, em referência ao serviço de monitoramento por satélite que usam com total desenvoltura. Com lançamento previsto para 2018, o filme, ora produzido, é financia do por fundos para a cultura na Suíça e deve firmar parceria com produtoras no Brasil para auxiliar na ampla campanha levada aos brasileiros.

Amazonian Cosmos é um nome provisório, mas o tema central é mesmo denunciar os absurdos que ocorrem especifi camente na Amazônia. Nesse perspectiva, o diretor busca mostrar ao mundo a realidade local tal como ela é.

O Filme não é sensacionalista tampouco ficção. Tratando a realidade como tal, partindo do fato de que, no Brasil, vozes de peso político, como a fala de Davi Kopenawa, e da arte ativismo, como o trabalho de Jaider Esbell, têm pouco ressonância ainda.

Iniciado e finalizado na Amazônia, a equipe e a comitiva buscam percorrer locais estratégicos nos Estados Unidos e Europa para participar nos mais importantes fóruns e contatar líderes políticos e religiosos, já que tais questões são de interesse global. Nações Unidas, Google e as maiores refinarias de ouro são alguns dos locais visitados nessa campanha. 

Encontro com líderes espirituais como o Papa Francisco e Dalai Lama estão agendados.

Lido 2110 vezes
Aroldo Pinheiro

Aroldo Pinheiro,  roraimense, comerciante, jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima. Três livros publicados: "30 CONTOS DIVERSOS - Causos de nossa gente" (2003), "A MOSCA - Romance de vida e de morte" (2004) e "20 CONTOS INVERSOS E DOIS DEDOS DE PROSA - Causos de nossa gente".

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais recentes de Aroldo Pinheiro